fbpx
contato@operaaz.com.br
Este não é mais um guia para enfrentar a crise

Este não é mais um guia para enfrentar a crise.

O que mais se constata hoje nas redes sociais são guias e cartilhas com dicas para as empresas enfrentarem a crise. Os conselhos vão desde se preparar para o pior até revisar os custos. Sendo assim, quase todas dizem tudo muito parecido. 

O que esses materiais não consideram é que existe uma diversidade de empresas no país, enfrentando os mais variados e distintos problemas. Alguns em vias de fechar as portas, outros, conseguindo conter o fechamento através de variadas ações de minimização de impacto.

No Brasil, pequenas empresas, em sua maioria, não tem reserva de caixa para suportar 15 dias sem faturamento. Não possuem linhas de credito com a mesma facilidade que as grandes corporações e por este motivo sofrem muito mais o impacto da crise. Por outro lado, esses negócios são responsáveis por empregarem grande parte da população.

Também observou-se um choque entre as startups, pois, em sua maioria, utilizam insumos atrelados ao dólar e operam com pouca ou nenhuma reserva. Com isso, o investimento também cai, afetando estratégias de captação. Ou seja, vivemos uma espiral que não atinge apenas a saúde, mas ataca em cheio a economia como um todo.

Como ajudar as pequenas empresas?

Para além dos guias e cartilhas, o que se pode dizer agora é: ajudem seus pequenos fornecedores.

Ações neste sentido impactam pouco suas estratégias e, no entanto, podem significar a sobrevivência de um negócio e consequentemente a preservação de algumas dezenas de empregos. A crise nos afeta de forma sistêmica e por isso, apenas ações individuais não solucionam a situação a médio e longo prazo.

É fato que iniciativas governamentais, ações de crédito do BNDEs e outros bancos de fomento, podem amenizar este cenário, mas a visão abrangente por parte de corporações e executivos, fazem enorme diferença nos diversos setores da economia atingidos por esta crise sem precedentes.

Entre em contato conosco via Whatsapp

Contato via Whatsapp
Close and go back to page