fbpx
contato@operaaz.com.br
Foque no seu core business

Como melhorar o foco no seu core business

É sabido que pessoas precisam manter o foco para alcançar seus objetivos profissionais.

Mas, você sabia que empresas também precisam de foco?

Se você tem um negócio, provavelmente, já ouviu falar sobre a importância de focar em seu core business

O core business é aquela atividade pela qual o seu negócio foi criado. Uma padaria tem seu core business na venda de pães, já uma empresa de arquitetura tem seu foco em projetos na sua área.

O problema surge a medida que seu negócio vai se desenvolvendo e com isso se estabelecem várias áreas de suporte que possibilitam a existência do seu negócio. Estamos falando aqui de atividades administrativas, financeiras, contábeis, de manutenção, limpeza, etc. Tais setores são o alicerce para que seu core business se desenvolva.

Como focar no core business?

Reconheça seu core business

Pequenas empresas podem ter dificuldades para reconhecer o seu core. Para isso, responda algumas questões:

  • Quais clientes lhe trazem os lucros mais expressivos?
  • Em que áreas seu negócio tem o potencial de inovação?
  • Quais seus principais canais de venda?

Identificada a atividade fim do seu negócio, some esforços, investimentos de recursos e tempo ao seu core. Nada, nunca pode se sobrepor a ele. Ter este olhar específico não significa que a empresa não pode expandir ou criar novas frentes, mas é mantendo o foco que se consegue expandir de forma assertiva.

Invista em tecnologia

 Muito tempo se perde com questões burocráticas, preenchimentos de relatórios. Ações do dia a dia que poderiam ser otimizadas pela tecnologia, acabam drenando a energia da sua equipe.

Existem sistemas disponíveis no mercado que agilizam processos, conhecidos como ERP, auxiliando o seu negócio, com uma atuação integrada, transformando dados em informações de qualidade, de forma automática.

Terceirize o que não é central

Alguma atividades comumente são terceirizadas pela maioria das empresas. Podemos citar como exemplo, a contabilidade, o TI, o jurídico, a segurança, a limpeza e manutenção, o marketing.

A grande tendência mundial está na terceirização de serviços administrativos e financeiros. Aqui, a grande vantagem é contar com uma equipe especializada e um sistema tecnológico de ponta que custaria muito dinheiro e tempo para implantação.

A responsabilidade relativa ao pessoal como, recrutar, admitir, treinar e gerenciar são por conta e risco da terceirizada e, com isso, reduz consideravelmente os custos com a folhas de pagamentos.

Seu negócio terá mais precisão em processos devido à qualificação especializada da equipe terceirizada.

A terceirização dos serviços administrativos, além de tornar seus processos mais precisos e eficientes irá conferir tempo e tranquilidade para que você execute a sua atividade fim com a maestria que sempre sonhou.

Gostou da matéria? Leia mais em nosso BLOG

Entre em contato conosco via Whatsapp

Contato via Whatsapp
Close and go back to page