fbpx
contato@operaaz.com.br

Como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio

Fazer a gestão financeira do seu negócio é nada mais nada menos do que potencializar resultados.

Ter o controle das finanças significa aumentar o valor patrimonial através da geração de lucro liquido originário das atividades operacionais.

No entanto, as pequenas empresas costumam negligenciar este cuidado em diversos níveis. Algumas não possuem nenhum controle.

Atividades como organizar conferencias de lançamentos, controles de contas a receber e a pagar, movimento de caixa e bancário, classificação de custos em despesas fixas e variáveis, são atividades que nem sempre são cumpridas com o devido rigor.

Compreender a real situação da empresa através de demonstrativos, métricas e indicadores de desempenho, possibilita um planejamento mais objetivo do futuro do seu negócio.

Uma empresa de pequeno porte exige recursos financeiros para sobreviver. Sendo assim, a má gestão dos números pode acarretar diversos problemas, inclusive a falência.

Existem 3 frentes importantes para gerir o dinheiro do seu negócio:

Gestão de Caixa no dia a dia

Entradas e saídas, pagamentos, tributos, despesas, entre outros. É importante que o empresário tenha algum conhecimento de administração, como custos, formação de preços, recursos humanos e marketing. 

Gestão de Investimento

Refere-se a gerir custos de expansão, modernização, ampliação, compra de equipamentos, etc. Saber se é o momento ou não de investir, prospectar retorno de investimentos, avaliar custos e captar recursos.

Gestão de crise

Negociação de prazos, dividas, execuções. Aqui não há fórmula ou segredo, embora ter conhecimento profundo dos números colaboram, e muito, com enfrentamento de crises.

Hoje em dia, as pequenas e médias empresas podem ter uma gestão financeira de alto desempenho através de outsourcings de serviços administrativos. Os outsourcings são organizações altamente capacitadas com mão de obra qualificada e alta tecnologia nos processos. A especialização deste modelo de negócio proporciona a oportunidade de pequenos empreendimentos possuírem a gestão financeira comparável a de grandes empresas, com menor custo e maior qualidade.

Gostou da matéria? Clique aqui, para ler outros artigos.

Entre em contato conosco via Whatsapp

Contato via Whatsapp
Close and go back to page