fbpx
contato@operaaz.com.br

Como andam os processos dentro da sua empresa?

Conhecer os processos do negócio é saber descrever exatamente o que uma empresa faz. É extremamente importante que os gestores conheçam as normas e sistemas que compõe o dia a dia do negócio.

O que pode acontecer quando um processo administrativo não tem acompanhamento constante?

Metodologias que não são conduzidas vão pouco a pouco se perdendo em suas etapas. Normas improvisadas podem ser inseridas para substituir processos que foram negligenciados.

Ou seja, sem os meios corretos, será muito mais difícil atingir os fins.

Em casos como estes, o gestor fica a margem da situação. Não pode fazer melhorias significativas já que não conhece como o trabalho é desenvolvido. Não possui argumentos bons para implantar mudanças e engajar a sua equipe, afetando fortemente sua capacidade de liderança. 

Um staff sem um processo monitorado, muitas vezes não possui uma liderança ativa.

Outro problema comum, é um gestor que até conhece o processo, mas este se encontra totalmente obsoleto, pois, foi instituído há cinco anos e hoje não faz mais nenhum sentido para o negócio.

Neste caso, não será difícil encontrar desperdícios e gargalos. Alterações no mercado, mudanças na demanda de um produto ou serviço, avanços tecnológicos, são alguns exemplos de variáveis que afetam fortemente os processos de uma empresa. 

Sendo assim, as chances de um negócio não ser impactado estruturalmente por estes aspectos são mínimas, ou té mesmo, nulas.

Como cuidar de tudo isso e ainda manter o foco na atividade-fim do negócio?

Atualmente, existem empresas que oferecem todo o background para um negócio manter seus processos alinhados, com tecnologia e pessoal altamente capacitado, oferecendo relatórios periódicos qua assistirão o gestor em seus processos, facilitando a implantação de mudanças e uma visão global e atual da empresa. Os outsourcings de serviços administrativos e financeiros são capazes de oferecer qualidade administrativas de grandes corporações a todos os tamanhos de negócios.

Como dizia o inventor, Charles Kettering, Se você sempre fez algo de uma maneira, provavelmente essa já não é a maneira correta de se fazer.

Gostou? Clique aqui, para ler outras matérias.

 

Entre em contato conosco via Whatsapp

Contato via Whatsapp
Close and go back to page