fbpx
contato@operaaz.com.br

Transformações através da cultura organizacional

Aquelas definições  que todas as empresas têm de missão, visão e valores não servem para nada se não forem de fato disseminadas e transformadas em ação dentro de um negócio de forma ampla e irrestrita.

A cultura organizacional de uma empresa se faz do ato de entender, incorporar e praticar estes princípios.

Compreender onde a empresa quer chegar, como o fará e principalmente o porquê, gera um movimento coletivo que impacta fortemente a produtividade e consequentemente, os resultados.

As políticas internas e externas de uma organização, bem como, suas práticas, alinhadas em um propósito único, unem pessoas dentro do que chamamos cultura organizacional.

Até elementos visuais como logotipos ou símbolos podem e devem estar em concordância com estes princípios.

Quais os principais componentes de uma Cultura Empresarial?

De acordo com a Harvard Business Revivew a cultura pode representar até 30% do diferencial de desempenho de um negócio.

Componentes da cultura organizacional:

Visão:

Compreende um olhar de longo prazo sobre o futuro. Deve ser algo simples, mas que fará parte dos fundamentos do negócio. Bastante ligado ao propósito da empresa.

Missão: 

Como será alcançada a visão proposta pela empresa?

Valores:

Os valores articulam a direção. Tratam-se de diretrizes sobre comportamentos e mentalidades para alcançar o que é proposto na missão.

Prática: 

Nenhuma  das definições acima fazem sentido se não houver a prática.

Pessoas:

Pessoas são a “cola” que unirão os princípios de uma empresa e ajudarão a constituir a cultura organizacional. Essas pessoas já deve estar aptas a participar deste grupo desde o recrutamento. Escolher pessoas que mais se adéquam a cultura corporativa é um bom começo.

Narrativa:

Toda empresa tem sua história. Construir uma narrativa através da trajetória do negócio solidifica a cultura da mesma.

Local:

O fato das empesas de tecnologia se agruparem no Vale do Silício e as instituições financeiras em Nova York, se deve, entre outras coisas, na importância de se estar no ambiente que configura a cultura do negócio.

Gostou? Clique aqui e leia outras matérias da Opera AZ.

Entre em contato conosco via Whatsapp

Contato via Whatsapp
Close and go back to page