fbpx
contato@operaaz.com.br

O que é Liderança Autêntica?

Um líder autêntico é alguém genuíno, verdadeiro e com ampla consciência de que se relaciona com pessoas reais em toda a sua complexidade.

Tais características só são possíveis de ser alcançadas a medida que o indivíduo se compreende e se aceita a ponto de estar confortável com consigo. Este estado deve ser percebido a sua volta.

Um líder autêntico é aberto e está profundamente disposto a ser vulnerável.

 

Para alcançar tal nível é preciso ser perfeito?

A liderança genuína acontece a partir da percepção dos próprios pontos positivos, mas também dos negativos. 

Por exemplo, uma pessoa impaciente, pode ser considerada inautêntica?

De forma alguma. Ela pode não ter orgulho de não conseguir enfrentar filas e assumir essa característica. Faz parte de quem ela é. Não ter vergonha de quem se é ou de sua origem, faz parte da autenticidade.

De forma simples a liderança autentica acontece a partir do conforto que se tem ao ser que se é.

Encontrar um modelo próprio de liderança é a única maneira de ser autêntico. A chave está no estilo, ou seja, não importa o que você veste, mas como você veste. Quem você é e não o que você aparenta.

Gerações de líderes foram ejetados do mercado, por não notarem que a autenticidade e o estilo tornaram-se exigência e continuaram a atuar do modo antigo, onde parecer era mais importante do que ser. 

William W. George professor de Prática de Gestão da Harvard Business School entrevistou com 125 grandes líderes em sua pesquisa  para encontrar as verdadeiras características dos líderes de sucesso. As respostas foram surpreendentes, grandes banqueiros que estudaram em universidades renomadas, confessaram que aprenderam sobre liderança em supermercados ou no esporte. Coisas como a importância de uma equipe ou o último metro que separa um cliente da compra. 

A partir daí notou-se um padrão de que os grandes líderes desenvolveram este talento a partir de suas experiências únicas e a autenticidade se fez presente ao considerar sua vivência, sua origem como parte do ser. Trata-se de uma bússola interior única. 

A partir dessa pesquisa surge o conceito da métrica da estrela do norte ou North Star Metric.

Bem difundida em startups de alto impacto, a North Star Metric, ou Métrica da Estrela Guia é um dos principais instrumentos para guiar empresas que têm desafios grandes de gestão. Os navegantes antigos, elegiam o “sol” e as estrelas como principal “norte” para alcançarem o seu destino. Mesmo com o uso de bússolas e mapas, o sol e estrelas, eram as principais métricas dos navegadores.

Para encontrar esta métrica única é preciso atuar através de relações honestas com s equipes e clientes, construídos, por meio de uma fundação ética.

Gostou da matéria? Clique aqui para ler outras matérias em nosso blog ou acesse nosso Instagram

 

Entre em contato conosco via Whatsapp

Contato via Whatsapp
Close and go back to page