A parte financeira de uma empresa sempre é um dos assuntos mais delicados de fazer planejamento, principalmente quando envolve as chamadas contas a pagar. Afinal, você sabe o que é isso, como fazer e como se planejar?
Nesse artigo, vamos repassar pelos prontos principais e te ajudar a montar um bom planejamento, evitando dores de cabeça ou problemas de orçamento. Assim, vale passar tanto por conhecimentos prévios, quanto por novas abordagens sobre o assunto.
O que são contas a pagar?
Quando falamos da contabilidade, existem dois termos que são essenciais para um planejamento financeiro: contas a pagar e contas a receber. Dessa forma, entender o conceito de cada uma delas é o que vai garantir um orçamento justo e bem feito.
Podemos entender as contas a pagar como obrigações da empresa com terceiros ou com os próprios sócios. Assim, é como se fosse tudo que a empresa vai precisar pagar a alguém um dia.
E é desse ponto que vem o termo “a pagar”, pois se trata de contas que ainda não chegaram no prazo de pagamento. No entanto, vamos usar um exemplo para melhor fixar essa ideia.
Imagine que a empresa A é uma livraria, e que o dono da empresa decidiu fazer seu controle de contas a pagar. Sendo assim, dentro desse controle entrarão todas as despesas e contas com terceiros que a empresa possua, como fornecedores, contas de luz, contas de telefone, entre outros.
É importante ressaltar que as contas a pagar ajudam a empresa a traçar suas metas de faturamento e principalmente de entender como está o fluxo de caixa. Com isso, ter um bom norte a cerca desse tópico pode levar seus planos empresariais.
Benefícios do controle de contas a serem pagas
- Juros e multas não prejudicam o caixa
Talvez o principal ponto da lista é o fato do controle financeiro evitar perda de controle com atrasos. Afinal, hoje em dia juros e multas que incidem em cima de boletos atrasados acabam causando prejuízos que podem chegar até a 100% do valor.
- Otimização de tempo e da equipe
Ao organizar as contas da sua empresa de modo que qualquer pessoa do departamento consiga entender o que precisa ser feito, ajuda a diminuir tempo gasto desnecessariamente. Nesse sentido, manter sempre uma planilha, ou um documento explicitando quais contas precisam ser pagas, quando, valores, pode ajudar sua equipe a se otimizar também.
- Visão externa
Muitas pessoas acabam esquecendo o quanto a reputação importa para uma empresa, e o quanto ela pode te tirar do mercado se for mal trabalhada. Por conta disso, manter suas contas a pagar bem organizadas e com prazos de pagamento cumpridos, ajuda o mercado a enxergar sua empresa como bom investimento.
Principalmente se o seu objetivo for limites para cartões de crédito, empréstimos ou qualquer facilidade contratual, a reputação financeira é o que vai pesar no final. Por isso, saiba dosar a importância do mundo externo nos negócios.
Como fazer uma gestão de contas a pagar?
A melhor forma de ter uma gestão otimizada, bem trabalhada e principalmente livre de erros é trazer tudo para o mundo digital. Sim, estamos falando das boas e velhas planilhas de negócios.
Aqui, você pode fazer e dividir os espaços por datas de vencimento, valores que devem ser pagos e principalmente as ordens de prioridade. Nesse sentido, o ideal é sempre optar pela data de vencimento.
Como falamos ali em cima, ter o controle de contas a pagar ajuda a evitar erros de cálculo e principalmente evita o pagamento de juros e multas. Com isso, a divisão por data de vencimento é a mais propícia a te ajudar com isso.
Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ