Dentro do mercado de negócios, é normal que se tenha uma certa dúvida de como montar um plano estratégico. Afinal, são várias as possibilidades de atuação, e é nesse momento que entra a análise swot.
Em geral, o primeiro passo dentro de uma empresa é buscar uma direção, um caminho. Para isso, algumas ferramentas se mostram funcionais para ajudar a empresa nesse primeiro planejamento.
Por exemplo, a chamada análise swot, muito usada pelas empresas para criar uma estratégia de negócio. Assim, hoje vamos falar sobre essa estratégia e como sua empresa pode se beneficiar usando ela.
O que é análise swot?
O termo swot é, na verdade, uma sigla para cinco palavras em inglês: strengths (forças), weakness (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças.) Ou seja, swot na verdade é a primeira letra de cada uma dessas palavras.
Dessa forma, em usando a mesma estratégia e pegando apenas a primeira letra dessas palavras já traduzidas, temos a chamada FOFA. Com isso, é bastante comum encontrarmos por aí a análise swot sendo chamada de FOFA.
No fundo, estão se referindo ao mesmo conceito, apenas mudando a língua usada como referência. Sabendo disso, nesse caso vamos seguir com seu termo original de análise swot.
De maneira geral, a swot é uma validação dos ambientes da sua empresa, tanto interno quanto externo. Ou seja, cria um caminho baseado nas interferências que seu negócio sofre.
O ponto principal da análise é encontrar maneiras de otimizar seu projeto e seu desempenho. Por exemplo, o que pode estar impedindo sua empresa de crescer tanto por fora quanto por dentro.
Quando falamos de ambiente interno, estamos nos referindo a todas as forças e fraquezas dentro dele. Assim, é levantado aqui por exemplo qual processo está atrapalhando os demais ou qual processo é o principal para seu negócio.
Dessa forma, você sempre vai ter uma lista com suas forças e suas fraquezas enquanto empresa. Além disso, ao considerar o meio externo, a análise swot trabalha principalmente com oportunidades.
Para entender melhor como essa análise trabalha, se faz necessário entender cada um dos termos que compõem a palavra SWOT. Nesse caso, para entender sobre o que cada termo está atuando e como trazer para sua empresa.
Termos importantes da SWOT e como aplicar
Como dito anteriormente, são cinco os termos essenciais que regem a análise como um todo, sendo:
- Forças
Para a análise swot, força é tudo aquilo que sua empresa tem que a diferencia de todo o restante do mercado. Ou seja, em quais processos e negócios sua empresa é mais forte que as suas concorrentes?
Para aplicar essa parte da matriz, basta ter em mente as respostas de perguntas básicas como quais são seus melhores recursos. Além disso, pensar sobre como sua empresa está se relacionando com clientes também pode ser um indicativo de força no mercado.
- Fraquezas
Agora que você já determinou seus pontos fortes, é hora de reconhecer os pontos fracos do seu negócio. Por exemplo, quais os gargalos nos seus processos?
Outro ponto importante é que nesse momento você precisa entender o motivo da sua concorrente ser escolhida e não a sua empresa. Além disso, ajuda a solucionar problemas logísticos.
- Oportunidades
Talvez a parte mais interessante da análise seja entender quais as são as suas oportunidades fora da empresa. Ou seja, são fatores que não se pode controlar.
Existe por exemplo uma facilidade de conseguir crédito para o seu modelo de empresa? Se sim, é uma oportunidade de ter um valor adicional para investimento.
- Ameaças
As ameaças, assim como as oportunidades, não estão no seu controle, e precisam ser tratadas com muita cautela para prever impactos negativos.
Nesse caso, podemos citar as variações de moeda como o aumento ou diminuição do dólar, ou conflitos ocorrendo no mundo inteiro.
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