Valor Compartilhado. O bom negócio para toda a sociedade.

Bom para o mercado, bom para a sociedade.

Valor Compartilhado, o bom negócio deve ser bom para toda a sociedade. Antes de tudo, precisamos falar sobre as responsabilidades sociais nas corporações, afinal, compartilhar valores significa “devolver à sociedade” os danos causados pela exploração de recursos.

Em 2013, uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review indicava que apenas 2% dos executivos pensavam em compartilhar valores nas corporações. Este número vem crescendo com velocidade conforme acompanhamento do estudo.

Todavia, o cenário demonstra que este novo modelo deve abranger fatias ainda maiores do mercado. Não é mais possível ignorar as consequências negativas, diretas e indiretas que muitos negócios trazem a comunidade global. Sendo assim, uma empresa realmente fértil, deve oferece valor. Os benefícios adquiridos por resultados unilaterais não valorizam a comunidade e as consequências negativas atingem as próprias empresas em médio ou longo prazo.

Coerência

A coerência corporativa é a palavra de ordem deste século. Os negócios bem como seus envolvidos devem incorporar tais responsabilidades tanto na esfera pessoal quanto na profissional, para agregar qualidade aos colaboradores e ao meio ambiente.

Enfim, a função das empresas deve ser humildemente reavaliada. É urgente considerar as atuações e mensurar impactos positivos e negativos na comunidade, afinal, o bom negócio deve ser bom para toda a sociedade.

O Valor Compartilhado está diretamente ligado a valor social e ambiental. Michael E. Porter e Mark R. Kramer apontam 3 vias para que isso aconteça.

  • Reavaliar produtos e mercados: encontrar novas formas de interagir com o mercado.
  • Restabelecer a produtividade na cadeia de valor: Ao compreender que as questões sociais geram custos para a cadeia de valor da empresa, é importante entender como criar formas conscientes de uso dos recursos
  • Montar clusters de apoio nas localidades da empresa: clusters são concentrações geográficas de empresas para promover e melhorar a produtividade, resolvendo problemas estruturais, como, por exemplo, ações de inclusão de raça e gênero nas organizações.

Valor Compartilhado. O bom negócio para toda a sociedade.

Respeitar e apoiar conceitos como diversidade, pluralidade, sustentabilidade social e ambiental de forma transparente é tarefa inerente a qualquer cidadão, se estendendo às corporações. 

No entanto, nenhuma empresa irá se sustentar por apenas mostrar tais responsabilidades, o mercado atual exige ações integrativas, com compartilhamento de valores.

Em síntese, as transformações ocorridas em 2020, tornam cada vez mais urgentes, ações de reposicionamento de muitas empresas e seus líderes. Não há mais duvida de que todos os processos são interligados

Gostou da matéria? Clique aqui para ler mais.

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress