Como serão os negócios no pós pandemia? Primeiramente, a crise devido ao COVID-19, trouxe transformações comportamentais profundas, tanto ao nível pessoal quanto profissional.
Uma verdadeira metamorfose foi vista no ambiente corporativo.
Enquanto empresas se viram obrigadas a adotar um dinamismo nunca experimentado antes, a busca por soluções tecnológicas para alcançar agilidade, foi urgente. Muitos negócios precisaram usar a criatividade para sobreviver à crise e reinventar seus negócios para o pós pandemia.
Mudanças de Paradigmas
Uma das práticas adotadas que se disseminou pelo pais foi o home office, que desconstruiu o conceito de eficiência atrelada a presença física. Ideia bastante incorporada no mundo corporativo até então. Negócios com operações mais “tradicionais” se viram obrigados a se adaptar ao trabalho remoto.
Há estudos que defendam essa nova dinâmica. Encontros online são muito mais pontuais e objetivos por isso podem se tornar muito mais produtivos. Essa ressignificação das formas de trabalho, trouxe alguns ganhos.
Outra mudança significativa foi na maneira de fazer compras. A procura de produtos em redes sociais e sites de busca cresceu de forma abrupta. O empreendedor que até então, não havia voltado o olhar para o potencial de realização de negócios que as redes sociais oferecem, passou a reconhecê-la como importante veículo de relacionamento com o cliente.
Surge uma nova economia
Diante deste cenário, surge a economia low touch, em outras palavras, significa fazer negócios com o menor contato direto possível. Essa mudança trouxe, antes de mais nada, a aceleração de processos de vendas que propiciam a autonomia do cliente. Nesta circunstância acontece expansão do e-commerce.
Muitas empresas precisaram investir urgentemente em tecnologia que ora fora negligenciada.
Todas essas alterações e tantas mais que iremos perceber a medida que avançamos os dias e meses, trazem novas propostas de gestão. É crescente a necessidade do desenvolvimento de estratégias para tornar a empresa adaptável e, porque não, inovadora.
Gostou? Então, clique aqui para ler outras matérias