Os detalhes dentro de uma empresa podem ser a chave para o sucesso ou para a saída do mercado. Com isso, entender o que é e como funciona o backoffice se torna um diferencial competitivo.
Considerada uma das áreas mais estratégicas dentro de uma empresa, a área de backoffice está longe de ganhar o destaque a e a importância que merece.
Nesse artigo, vamos passear um pouco sobre os conceitos, vantagens de uso e como implementá-lo.
O que é backoffice?
Bom, para conseguir passar pelo conceito mais tradicional, usaremos um exemplo prático. Assim, imagine que seu computador da empresa que atua quebrou, ou deu algum defeito que você não saberia consertar.
De imediato, sua primeira atitude seria levar a máquina até o setor de TI da empresa, para que pessoas técnicas da área o resolvam. Dessa forma, o setor de TI estaria apoiando e dando suporte para que você possa voltar a exercer suas atividades.
E, ao mesmo tempo que você retorna seus afazeres, a empresa volta a ter alguém atuando por ela. Sendo assim, é isso que entendemos como backoffice.
De maneira geral, o conceito pode ser entendido como áreas da empresa que atuam dando suporte para diversas outras áreas. Afinal, pela tradução literal da palavra, teríamos algo como “atrás do escritório”, ou seja, quem sustenta boa parte dos processos.
Um ponto interessante de se pensar aqui é com relação a visualização do trabalho desses profissionais. Afinal, diferentemente de outras áreas, um atuante em backoffice não é visto em contato direto com clientes no dia a dia.
A melhor forma de entender essa questão é pensar que na verdade, apesar de não ter esse contato direto, tudo depende dele. Com isso, podemos imaginar novamente a situação da máquina quebrada.
Caso o setor de TI da empresa não o tivesse ajudado, você continuaria com a máquina quebrada e, consequentemente, impedido de trabalhar e ter contato com clientes. Ou seja, é dali que vem toda a base para o trabalho empresarial.
Benefícios para colaboradores e para a empresa
O principal benefício encontrado quando falamos pelo lado dos colaboradores é sem dúvidas garantir que todos estejam na mesma página. Assim, um bom trabalho de backoffice consegue alinhar todas as áreas da empresa em prol de metas e objetivos traçados anteriormente.
Para a empresa, a maior vantagem é a garantia que seus processos funcionam. Afinal, se você tem uma área responsável diretamente por dar suporte e garantir funcionalidade, a chance de seus processos darem qualquer tipo de erro é muito baixa.
Além disso, é por meio deste setor que as metas da companhia para o futuro são planejadas e pensadas para entrar em prática. Nesse sentido, são os profissionais dessa área os encarregados de montar o plano de ação.
Uma das áreas que mais recebe suporte nesse sentido é a parte financeira de uma empresa. Assim, é graças ao backoffice que a companhia pode garantir que seus lucros e despesas estão computados de forma correta.
Além dessa contabilização, é no setor de apoio que são colocados sensores de perigo ou sinais de alerta para gestores e diretores. Sendo assim, é aqui também que vai ocorrer todo o controle de quaisquer problemas futuros para a empresa.
Como fazer um bom setor de backoffice
Como já é de se esperar, a tecnologia é a maior aliada do backoffice. Afinal, é aqui que podemos ter automatizações e acelerações de projetos.
Com isso, muitos softwares hoje estão atuando no mercado exclusivamente para auxílio na gestão empresarial. Assim, evitando além de tudo o desperdício de tempo em processos manuais.
E não só o tempo, mas também a economia de recursos é outro ponto positivo da digitalização.
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