Capital de giro: aprenda a criar

Dentre todas as necessidades de uma empresa, o capital de giro é a base para todas as demais. Com isso, é cada vez mais comum que as empresas busquem novas formas de consegui-lo.

Atualmente, nenhuma empresa consegue de fato se manter funcionando sem um bom capital de giro. Nesse sentido, estamos falando tanto da produção quanto do gerenciamento do mesmo.

Assim, quais seriam as maneiras de conseguir aumentar o capital de giro de uma empresa? Qual o papel de diretores nessa busca por otimização de capital?

No artigo de hoje vamos falar tudo sobre o capital e como a terceirização pode influenciar diretamente no processo de aumento do mesmo. Afinal, é preciso que todos tenham capacidade de focar em uma única frente.

O que é capital de giro?

O capital de giro é a diferença entre o ativo circulante da empresa e o passivo de curto prazo. Esta é uma métrica financeira que calcula se uma empresa tem dinheiro suficiente para remunerar as contas de fechamento.

Para garantir o capital certo, precisará calcular necessidades de curto prazo, além de projetar carências futuras e estabelecer formas de se certificar de que sempre terá dinheiro em caixa.

5 dicas para sustentar seu capital de giro

1. Gerencie seu Estoque

Seu estoque também é um ativo da sua empresa. Por isso, a forma como você o gerencia impacta fortemente o seu capital de giro.

Assim, você deve investir em tecnologia capaz de compilar compras e vendas, parametrizando e controlando demandas.

Também é importante o rastreio do estoque desde a entrada, e o controle físico da mercadoria. Ou seja, comprando através de um controle de estoque assertivo, você economiza e consequentemente melhora seu capital de giro.

2. Esteja atento ao seu fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é o que vai gerar o valor em seu negócio. Afinal, empresas que não conseguem pagar suas contas em dia, correm o risco de fechar as portas.

É importante sempre comparar o seu fluxo de caixa com suas despesas. Esteja sempre atento em que áreas os custos podem ser enxugados.

Cuidado com os desperdícios. Ao analisar mensalmente suas contas, você conseguirá avaliar o que, de fato, é importante e o que pode ser eliminado, aumentando, assim, a liquidez do seu negócio. 

3. Empréstimos

Uma das formas mais comuns de se conseguir capital de giro é o empréstimo. Normalmente, é uma saída muito usada quando a empresa se encontra em alguma situação de dívidas.

Para conseguir usar este meio assertivamente, é preciso que se tenha um planejamento bem estruturado e capacidade de avaliar os juros que irão incidir desta operação. De forma, o empréstimo pode ser uma boa opção para quem tem controle financeiro.

Trabalhe em Parceria

Entendendo que o capital de giro é o motor da empresa, é fácil perceber que tal motor depende de uma boa gestão financeira para operar.

Dessa forma, aqui na Opera AZ seu back-office estará nas mãos de especialistas e contará com uma estrutura tecnológica eficaz para preservar e aumentar o seu capital de giro.

Ou seja, com um serviço de terceirização financeira, o empresário consegue uma gestão de empresa eficiente e que, sem dúvida, irá impactar seu capital de giro.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégias de mercado.

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress