Empreendedor multitarefa: quais as dificuldades?

Em um mundo cada vez mais corrido, a figura do empreendedor multitarefa surge quase como uma regra no mundo corporativo. Sendo assim, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre o que é essa posição e quais suas consequências.

O empreendedorismo multitarefa talvez seja uma das grandes razões para que empresas pequenas passem tanta dificuldade para crescer no mercado. Por isso, é hora de repensar a necessidade de delegar tarefas.

O que é o empreendedor multitarefa?

Como o próprio nome já sugere, empreendedor multitarefa é aquele que realiza todas as atividades da empresa ao mesmo tempo. Ou, ainda que não sejam todas, realiza mais do que apenas um trabalho específico.

Assim, estamos falando do gestor que precisa falar com clientes, fornecedores, colaboradores e equipes de financeiro e jurídico. Dessa forma, não existe um apoio, um mediador. Em regra, é o responsável por manter a empresa funcionando.

Esse modelo de gestão ganhou força nos últimos anos, já que o mundo cada vez mais exige produtividade e competitividade. Entretanto, essa é uma produtividade enganosa, já que não gera resultados bons para a empresa e nem para o profissional.

Nesse sentido, este estilo de gestão tem se tornado um dos grandes motivos para que uma empresa não consiga sair do lugar.

3 razões que fazem o empreendedor multitarefa não ajudar a empresa a crescer

A falta de uma produtividade benéfica por si só já é uma das grandes razões para esse fato, mas existem outros três pilares. Assim, vamos falar um pouco sobre eles e quais são suas consequências.

Ansiedade

Tratar de assuntos que envolve o crescimento e o desenvolvimento de uma empresa é sempre algo muito estressante. Agora, pense em ser o único que vai tratar desses assuntos e, mais do que isso, o único responsável por isso.

Esse cenário é o que ocorre para o empreendedor multitarefa, onde o grau de ansiedade chega a níveis muito altos por conta da pressão sofrida. Dessa forma, fica evidente que o ambiente de trabalho e as consequências do mesmo não são amigáveis.

Alta taxa de erros

Trabalhar com diversas tarefas que não se conversam é algo altamente antinatural. Ou seja, não é intuitivo para o ser humano ter essa capacidade de lidar com assuntos diversos ao mesmo tempo.

Pensando nisso, quando você é obrigado a tratar de vários assuntos com várias necessidades diferentes entre si, o mais provável é que a taxa de erros seja muito alta. Em geral, assuntos como relatórios e declarações são os que mais sofrem por erros decorrentes de falta de atenção.

Naturalmente, os erros começam a prejudicar a empresa, podendo gerar prejuízo ou perda de clientes e fornecedores.

Maior responsável por todos os departamentos

Delegar tarefas é o primeiro passo para qualquer empresa conseguir crescer. Afinal, é nesse momento que se estabelece uma organização administrativa.

Quando falamos do empreendedor multitarefas, não existe o delegar tarefas, fazendo com que ele seja o único responsável por todos os problemas de todos os departamentos. Assim, não é preciso de muito para entender o problema disso.

Pensando nesse aspecto, a Opera AZ trabalha com serviços de terceirização da sua empresa, atuando para gerir e cuidar do seu negócio em áreas estratégias. Dessa forma, não existe isso de ser o único responsável por todos os setores.

Com isso, o tempo fica mais livre para cuidar de assuntos primordiais e para pensar em novas estratégias de negócio. Além disso, o trabalho fica nas mãos de profissionais, minimizando as possibilidades de erro.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégias de mercado.

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress