O mundo corporativo pode aprender com os atletas olímpicos?
Atletas olímpicos trabalham durante anos com um único objetivo: o dia da competição. Este percurso é longo e difícil, por isso eles precisam ser os melhores naquilo que fazem.
Com uma meta clara e bem definida eles se entregam totalmente até alcançarem a excelência no desempenho. Então, não é exagero dizer que existem muitas lições a serem aprendidas se observarmos estes atletas.
Mas afinal, o que o mundo corporativo pode aprender com os atletas olímpicos?
Esteja preparado
Você se prepara antes de uma reunião, ou para uma oportunidade de venda, ou mesmo um projeto novo? Assim como no esporte a preparação prévia ajuda aliviar o estress, reforça a confiança e aprimora suas qualidades.
Ame seu Trabalho
Não se trata apenas de trabalhar com o que se ama. Amar o seu trabalho é ter interesse genuíno nas pessoas que participam do seu negócio e no dia a dia da empresa. Com isso, será mais simples e fácil dedicar-se para chegar onde deseja. Além disso, os líderes têm o dever de despertar admiração em sua equipe e nada é mais apaixonante do que alguém que ama o que faz.
Mensure seus Resultados
Nenhum atleta ganha uma medalha acidentalmente. Além do treinamento exaustivo, as medições de desempenho são diárias. Não existe atleta que vença e treine eventualmente. Porque será que líderes corporativos querem preparar-se eventualmente, e mesmo assim, desejam atingir metas? A excelência vem da prática deliberada, constante e aprimorada.
Tenha Controle Emocional
Ganhar e perder fazem parte do dia a dia de um atleta.
Os atletas que ganham medalhas são aqueles que se preparam fisicamente e emocionalmente. Afinal, o descontrole pode por a perder, anos de treinamento.
Por isso lembre-se que a estabilidade das emoções não deve acontecer apenas nos momentos em que tudo dá certo.
Seja Persistente
Persistir superando perdas, dor física, críticas, falta de recursos, faz parte da história de quase todos os atletas.
No mundo corporativo, sabemos que muitos resultados não são instantâneos. Se um resultado não foi alcançado é porque existe algo a se aprimorar.
Supere seus Limites
Superar limites é o objetivo de todo atleta de alta performance. A meta é sempre estar melhor que ontem. Vencer nem sempre significa o fim do empenho.
No mundo dos negócios o perigo está em acreditar que o topo foi atingido e assim acabar sendo ultrapassado pela concorrência com novas soluções.
Conte com uma equipe de confiança
No pódio, só vemos o atleta que ganhou a medalha, mas sabemos que não conquistou aquilo sozinho. Houve um trabalho de equipe de treinadores a patrocinadores que colaboraram para aquele resultado. Você confia na sua equipe para ajudá-lo a trazer os melhores resultados para sua empresa? Quais os recursos que os seus colaboradores precisam para ter sucesso?
Gostou da leitura? Então, clique aqui, e leia outras matérias.