Qual a diferença entre Consultoria, Assessoria e Outsourcing?

Outsourcing

Qual a diferença entre Consultoria, Assessoria e Outsourcing?

Antes de mais nada, o mundo corporativo oferece diversas questões a serem resolvidas e para cada problema existe uma solução disponível no mercado. Portanto, é imprescindível compreender algumas diferenças, para saber se você está “dando o remédio certo” para solucionar o problema da sua empresa.

Por isso, hoje vamos esclarecer, aqui, a diferença entre os serviços de consultoria, assessoria e outsourcing.

Consultoria


Consultoria vem de consultar. É muito parecida com uma consulta médica. Trata-se de um especialista que fará um diagnóstico sobre determinado problema na sua empresa. Na prática, a consultoria refina e aprimora os processos. O consultor aponta os melhores caminhos para a solução de determinados problemas.

O momento correto para contratar uma consultoria é quando a sua empresa tem um problema específico a resolver.

Vantagens da Consultoria

  • Com a consultoria você conta com um olhar externo sobre o seu negócio. Sendo assim, fica muito mais fácil apontar novas soluções.
  • A consultoria foca na solução do problema e direciona a equipe para o resultado.
  • O consultor deve ser alguém que tem amplo conhecimento do mercado em que atua, contribuindo, assim, com os resultados da sua empresa.


⠀Assessoria

A função da assessoria é ajudar tecnicamente uma empresa em um determinado projeto. Ela não só auxilia na identificação do problema, como atua diretamente no processo de uma empresa, auxiliando na execução de determinado serviço.

Aqui o conhecimento prático é de grande importância.

A grande vantagem deste serviço é o alto grau de especificidade e experiência que assessoria oferece.

A assessoria oferece a melhor execução para a solução proposta.


Outsourcing



Da lingua inglesa, “Out” que traduzido significa “fora” ou “de fora”. E “source” cuja tradução é “origem” ou “fonte”.

O outsourcing é a contratação de serviços especializados de fora. Ou seja, a terceirização de determinado setor do seu negócio, a fim de obter maior excelência naquela atividade.

Vantagens do Outsourcing

Em outras palavras, o outsourcing se refere mais aos processos ligados à atividade meio da sua empresa. Ou seja, as atividades que auxiliam no funcionamento do seu negócio. Por exemplo, o setor administrativo, o setor financeiro, os recursos humanos, ou ainda a tecnologia da informação.

A terceirização de determinado setor do seu negócio, tem como objetivo principal o aumento da lucratividade e da excelência dos serviços.

Vantagens do Outsourcing

  • A possibilidade de ter excelência em serviços que são vitais para o seu negócio, sem precisar fazer altos investimentos em capacitação e tecnologia.
  • Como consequência da diminuição do passivo trabalhista, ocorre a diminuição do custo fixo.
  • O outsourcing possibilita uma maior competitividade, já que através dela é possível ter uma estrutura tão preparada como a de uma grande empresa, mesmo sendo pequena e enxuta.
  • Com o outsourcing é possível compartilhar recursos por isso, uma tendência no mercado mundial. Em um futuro próximo, o outsourcing administrativo ou financeiro será tão comum quanto contratar um serviço de contabilidade, por exemplo.

Gostou da matéria? Então, clique aqui para ler mais,


Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress