Valor Compartilhado, o bom negócio deve ser bom para toda a sociedade. Antes de tudo, precisamos falar sobre as responsabilidades sociais nas corporações, afinal, compartilhar valores significa “devolver à sociedade” os danos causados pela exploração de recursos.
Em 2013, uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review indicava que apenas 2% dos executivos pensavam em compartilhar valores nas corporações. Este número vem crescendo com velocidade conforme acompanhamento do estudo.
Todavia, o cenário demonstra que este novo modelo deve abranger fatias ainda maiores do mercado. Não é mais possível ignorar as consequências negativas, diretas e indiretas que muitos negócios trazem a comunidade global. Sendo assim, uma empresa realmente fértil, deve oferece valor. Os benefícios adquiridos por resultados unilaterais não valorizam a comunidade e as consequências negativas atingem as próprias empresas em médio ou longo prazo.
Coerência
A coerência corporativa é a palavra de ordem deste século. Os negócios bem como seus envolvidos devem incorporar tais responsabilidades tanto na esfera pessoal quanto na profissional, para agregar qualidade aos colaboradores e ao meio ambiente.
Enfim, a função das empresas deve ser humildemente reavaliada. É urgente considerar as atuações e mensurar impactos positivos e negativos na comunidade, afinal, o bom negócio deve ser bom para toda a sociedade.
O Valor Compartilhado está diretamente ligado a valor social e ambiental. Michael E. Porter e Mark R. Kramer apontam 3 vias para que isso aconteça.
- Reavaliar produtos e mercados: encontrar novas formas de interagir com o mercado.
- Restabelecer a produtividade na cadeia de valor: Ao compreender que as questões sociais geram custos para a cadeia de valor da empresa, é importante entender como criar formas conscientes de uso dos recursos
- Montar clusters de apoio nas localidades da empresa: clusters são concentrações geográficas de empresas para promover e melhorar a produtividade, resolvendo problemas estruturais, como, por exemplo, ações de inclusão de raça e gênero nas organizações.
Valor Compartilhado. O bom negócio para toda a sociedade.
Respeitar e apoiar conceitos como diversidade, pluralidade, sustentabilidade social e ambiental de forma transparente é tarefa inerente a qualquer cidadão, se estendendo às corporações.
No entanto, nenhuma empresa irá se sustentar por apenas mostrar tais responsabilidades, o mercado atual exige ações integrativas, com compartilhamento de valores.
Em síntese, as transformações ocorridas em 2020, tornam cada vez mais urgentes, ações de reposicionamento de muitas empresas e seus líderes. Não há mais duvida de que todos os processos são interligados
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