O que o Empreendedor deve saber sobre ESG? Primeiramente, vamos ao significado da sigla: “environmental, social and governance”, em protuguês, “ambiental, social e de governança”.
Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança tornou-se obrigação das empresas. Essa é a base do conceito ESG.
Em essência, o ESG é usado para medir quanto uma empresa investe em minimização de impacto ao meio ambiente. Além disso, este é um dos critérios usado por investidores ao apostarem em novos negócios.
Afinal quais os critérios do ESG?
- Ambientais: Compreende os cuidados que visam minimizar os impactos ambientais. Por exemplo, emissão de CO2, descarte correto de resíduos, eficiência energética, entre outros.
- Sociais: Diz respeito aos cuidados sociais que a empresa dever ter. Por exemplo, aplicação de normas da segurança do trabalho, a forma como a empresa interage e contribui com a comunidade, ou até mesmo temas como inclusão e diversidade. A privacidade e a proteção de dados também são cuidados sociais que a empresa deve atender prontamente.
- De governança: Quais são as práticas de gestão corporativa da sua empresa? Fazem parte desse critério, uma política ética e transparente ou ainda, um canal de denúncias.
A partir do ESG é possível mensurar o grau de comprometimento de uma empresa na construção de um mundo melhor. Trata-se do potencial de crescimento sustentável de um negócio.
O conceito ESG surgiu na esfera do mercado financeiro, para que os investimentos encontrassem as empresas mais comprometidas com a sociedade e o meio ambiente.
Este assunto obteve ainda mais relevância com a pandemia. A crise trouxe a urgência na priorização das questões ambientais, sociais e de governança nas empresas.
Como aplicar este conceito na prática?
Depois de entender o que é ESG, você deve estar se perguntando como aplicar estes princípios na sua empresa.
Se você deseja investir em um negócio, esteja atento aos critérios do ESG e busque empresas e trabalham em melhorias e atendam aos padrões estabelecidos pela norma.
Se você é um empreendedor, deve adotar as práticas de ESG integrando todas as questões que mencionamos acima, incorporando-as à cultura do seu negócio.
Uma das formas inovadoras de incluir-se nas boas práticas de ESG é contar com um serviço de outsourcing administrativo e financeiro. Com ele sua empresa economiza recursos.
Sendo assim, com a terceirização, você compartilha com outras empresas, espaço físico e tecnologia. Além de aumentar o foco em sua atividade fim, essa prática também é sustentável para sua empresa.
Gostou da Leitura? Então, clique aqui para ler outras matérias.