Você sabe como equilibrar produtividade e qualidade de vida?
A rotina do empreendedor é sempre muito desgastante. Vivemos em constante mudança e expostos ao excesso de informação. Enfim, o dia a dia de quem empreende é cheio de prazos e projetos, que muitas vezes nos levam a auto-sabotagem e a procrastinação.
Por isso, é muito importante conhecer os mecanismos que nos colocam em círculos viciosos e nos paralisam.
Dessa forma, Christine Carter, em seu livro, O Ponto do Equilíbrio, garante que é possível conciliar produtividade e felicidade gerenciando melhor seu tempo e suas emoções.
Segundo ela, a capacidade de construir novos hábitos trazem mudanças significativas na vida pessoal e profissional.
Ou seja, ela também ressalta a importância do auto-controle e da auto-moderação, mostrando como tal capacidade influencia a sua trajetória.
Em suma, alguns pontos são importantes para garantir a ascensão nos negócios e na vida pessoal:
- Aprenda a descansar;
- Reconheça as emoções positivas;
- Exercite o autocontrole;
- Use gatilhos mentais a seu favor;
- A cordialidade é um limiar para a produtividade;
- O reforço positivo colabora com a motivação;
O primeiro passo para encontrar o equilíbrio é prezar pelo descanso. A vida moderna nos ensina que precisamos estar ocupados o tempo todo para sermos considerados produtivos. No entanto, pequenas pausas ao longo do dia, podem fazer uma diferença enorme em nossa produtividade.
Em suma, o nosso corpo obedece ciclos que precisamos compreender e respeitar.
Ciclos Circadianos e Ultradianos
De acordo com Christine Carter, o ritmo biológico circadiano está ligado aos hormônios do sono, trata-se de um circuito previsível em que dormimos e acordamos.
O ciclo ultradiano tem a ver diretamente com a produtividade. Dura em torno de 90 a 120 minutos sendo repetido ao longo dia, onde a produtividade e o rendimento oscilam nesses intervalos.
A falta de compreensão de como esses ciclos funcionam, sobrecarregam e comprometem a qualidade de vida e de trabalho e impedem que não haja equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida.
Sendo assim, se você corre para fazer tudo ao mesmo tempo, e então conseguir alguns minutos no final do dia. Você está fazendo isso errado.
Ainda mais, o realizar muitas atividades simultaneamente, perde-se foco, atenção, energia e desempenho, comprometendo a produtividade.
Defina as Atividades mais importantes e realize uma por vez.
Ao priorizar as atividades você irá notar que o esforço realizado foi muito menor do que o esperado. Pode ser que até sobre um tempo. Não se culpe por isso, você simplesmente administrou suas atividades e ganhou qualidade de vida.
Fortaleça seus relacionamentos
Uma vida produtiva e feliz está totalmente ligada a qualidade dos seus relacionamentos. Por isso, não é exagero dizer que o segredo do sucesso é o amor. A sensação pertencimento causada pelos bons relacionamentos refletem do desempenho e na produtividade.
Busque a Maestria
A maestria compreende a habilidade, a competência e a facilidade de desempenhar determinada atividade.
Em outras palavras, ao alcançarmos a maestria em determinada atividade, o esforço é bem menor e com isso diminuímos consideravelmente o desgaste e o estresse.
Apesar da dificuldade de ser alcançada, a excelência chega por meio da prática deliberada aliada ao descanso necessário. No entanto, é importante ressaltar que não se trata de perfeccionismo.
O perfeccionismo está intrinsecamente ligado a impotência e ao fracasso, emoções negativas que destroem a motivação e não o torna produtivo e feliz.
Como equilibrar produtividade e qualidade de vida, na prática?
- Organize sua rotina;
- Descanse;
- Filtre suas emoções;
- Crie hábitos;
- Crie vínculos saudáveis;
- Dedique-se aos seus objetivos;
- Priorizando atividades;
Gostou da leitura? Então, clique aqui e leia outras matérias.