Hoje em dia, é comum encontrar empresas que passam por dificuldades na hora de manter uma boa comunicação interna. Por isso, cada vez mais aumenta a necessidade de criação da chamada intranet dentro de um negócio.
A informação e a comunicação precisa ser algo fácil, rápido e otimizado, e nem sempre os meios tradicionais vão conseguir oferecer esse comportamento. Dessa forma, acaba sendo comum a ocorrência de problemas de comunicação ou falha de alcance.
Atualmente, criar uma estrutura interna capaz de estabilizar a comunicação interna, pode ser um grande diferencial de mercado. Além disso, evita erros de processos causados pela falha da mesma.
O que é a Intranet?
Uma intranet é a utilização de tecnologias e estruturas para que todos os dados da empresa sejam passados e entregues de maneira organizada e acessível. Assim, atua como um canal de comunicação direta entre os colaboradores.
A conexão de colaboradores é capaz de reduzir custos, já que todos os esforços para buscar dados são reduzidos, com os mesmos centralizados. Além disso, garante a integração entre os profissionais da empresa, estimula a conexão entre áreas e mantém a empresa atuando em um mesmo ritmo.
Dessa forma, podemos entender a intranet, de forma resumida, como uma grande infraestrutura de centralização de dados. Assim, seu objetivo é ter um canal interno que integre todos os colaboradores de uma empresa, garantindo a troca rápida e eficaz de informações.
Motivos para construir a intranet
Resumindo tudo que falamos anteriormente, podemos elencar os 3 principais motivos para sua empresa aderir à intranet na sua organização. Dessa forma, você pode escolher por si só, se vale à pena, ou não ter uma intranet no seu negócio.
1. Acessível a todos os colaboradores
Uma das grandes vantagens da intranet sem dúvidas é facilitar o acesso aos dados e informações internas de uma empresa.
Assim, quando precisar aprovar uma solicitação, acessar dados, enviar arquivos ou buscar outros colaboradores, as informações estão sempre disponíveis e de forma facilitada.
Ou seja, acaba com aquela necessidade de caminhar por todo o escritório para finalmente chegar no setor do colaborador que estava procurando. Dessa forma, se reduz tempo, trabalho e custos.
2. Integração
Se você centraliza informações e a dispõe de forma acessível, sua empresa acaba gerando uma integração maior entre todos os colaboradores. Afinal, trata-se de um canal único, seguro e conectado entre todos.
Com isso, todos os funcionários conseguem trocar mensagens entre si independente do setor que atua. Esse tipo de abordagem estimula a conversa entre áreas, trazendo uma dinâmica interessante para a própria companhia, graças a intranet.
Além dessa integração, a intranet consegue reduzir as falhas causadas naturalmente pela comunicação tradicional. Assim, os dados se encaminham entre colaboradores de maneira mais direta e rápida, inclusive garantindo a integridade de informações.
3. Redução de custos
Não tem como falar de intranet sem falar de redução de custos, já que com essa organização interna da comunicação, diversas tarefas tradicionais podem deixar de existir. Por exemplo, nada de imprimir diversos cartazes e espalhar pelos departamentos avisando algo importante.
Por meio da intranet, um aviso rápido pode ser enviado em segundos para todos da rede, facilitando o envio e principalmente o recebimento. Outro ganho importante graças a intranet é conseguir ter dados reais sobre quem conseguiu acessar os avisos enviados.
Esse tipo de ação reduz custos principalmente de pessoas e do tempo necessário para cumprir todos os passos desse tipo de monitoramento. Com isso, a redução de custos é muito visível nas consequências de uso da intranet.
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