Administração de crises. Saiba o que pode salvar o seu negócio.
Antes de mais nada, é importante lembrar que: um bom gerenciamento de crise, envolve um olhar de dentro para fora da organização e o contrário também se aplica. Alternar essas análises é essencial para tomada de decisões.
⠀ Preparar-se para tomar decisões importantes e talvez impopulares podem significar a sobrevivência ou o fim da sua empresa. Ou seja, a crise chega de surpresa e pode pegar até as administrações mais cautelosas. O que vai diferenciar quem sobrevive, ou não, é a capacidade de gerir e superar o momento crítico.
Em outras palavras, uma boa gestão de crise se inicia com a tomada de precauções para tentar evitá-la, com a realização de processos que permitam a visualização do cenário da empresa, preparando as lideranças para superar as turbulências.
Fluxo básico para administrar crises
- Visualizar
- Prevenir
- Enfrentar.
Qual a importância da administração de crise no seu negócio?
O principal objetivo da administração de crise é fazer com que sua empresa reduza os danos causados por problemas que surgem de forma repentina e que se não forem solucionados, podem então, conduzir sua empresa ao fechamento.
Os principais benefícios da gestão de crise são:
- Rapidez eficiência na tomada de ação:
- Sobrevivência da empresa no mercado;
- Redução do impacto da crise;
- Transformação dos erros em aprendizados.
Plano de Administração de crises
- Primeiramente, escolha as pessoas que farão parte do seu comitê de gerenciamento de crise;
- Então, defina os critérios para identificar se o problema se trata de uma crise ou não;
- Finalmente, acione os procedimentos para responder à crise, ou seja, execute o que você planejou;
- Também defina as métricas para avaliar a eficácia do gerenciamento de crise, depois que o trabalho foi realizado
O que é matriz de riscos?
É uma ferramenta de gerenciamento que possibilita o aumento da visibilidade de possíveis riscos. Todavia, ela ajuda gestores no processo de tomada de decisões.
Como construir uma matriz de riscos para administração de crises
1º Passo
Antes de mais nada, descreva os níveis de probabilidade de acontecer determinado problema.
- Alta. Mais de 50% de chance de acontecer;
- Média. 10% a 50% de chance de ocorrer;
- Baixa. Menos de 10% de chance de ocorrer;
- Evento improvável. Não ocorreu em sua empresa, mas poderia acontecer;
- Não estava mapeado. Você nem chegou a conjecturar o acontecimento.
2º Passo
Do mesmo modo, descreva os níveis de gravidade.
- Alta. Gera um grande impacto na operação da empresa;
- Média. Gera um impacto moderado na operação da empresa;
- Baixa. Gera um custo baixo para conserto e pouco ou nenhum impacto na operação da empresa.
3º Passo:
Por fim, definia uma pontuação.
Nesta etapa, atribua uma pontuação de probabilidade e de gravidade a cada uma das ações que deseja executar na empresa.
Dessa forma, estabelecidos os critérios, determine os incidentes, eventos ou condições específicas que representem risco para o negócio.
Gostou da matéria? Então, clique aqui para ler mais.