Como a empatia se tornou um diferencial competitivo?

Empatia

Em um mundo cada vez mais corrido e de pouca resiliência, as empresas que entendem a empatia como grande diferencial competitivo saem na frente. Afinal, ninguém mais concorda em aceitar um lugar onde não é ouvido ou atendido como deveria.

A visão tradicional

Por muitos anos, o foco da grande maioria das empresas ficou no resultado, o quanto ganha, o quanto pode ganhar e o quanto deixou de ganhar. Com isso, muito é discutido hoje sobre até onde esse tipo de abordagem de fato é o ideal para os prestadores de serviço.

É fato que toda grande empresa visa o seu lucro, e o quanto pode subir cada vez mais. Entretanto, aos poucos vai se firmando a visão de que ter uma cultura voltada as pessoas com quem trabalha pode gerar muito mais resultados no futuro.

Porém, empresas que tendem a manter esse tipo de pensamento fechado e pouco maleável estão fadadas a um declínio em todos os sentidos.

Afinal, o que é a empatia?

Apesar de não existir um conceito único para o termo, a empatia nada mais é do que a capacidade de perceber o outro. Ou seja, entender que aquela pessoa passou por uma mudança de sentimento, de bem estar.

Só que não para por aí. Além de perceber essa mudança repentina em alguém, o ponto principal da empatia é você saber como se colocar naquela situação. Afinal, saber o que aconteceu é simples perto de colocar os sentimentos do outro dentro de você.

Sendo assim, fica evidente que tudo isso parte muito mais de algo natural e de forma inconsciente, certo? Depende.

De fato, boa parte desse processo acontece quase sem querer, mas não significa que nada podemos fazer para melhorarmos essa habilidade social. Ou seja, cada vez mais a empatia se firma por aqueles que entendem sua importância.

Como a empatia cresceu no mundo empresarial

Como dito anteriormente, cada vez mais as pessoas buscam lugares que se sintam mais acolhidas e menos em situação de robôs para trabalhar.

De forma mais clara: ou você se importa com seus colaboradores, ou vai acabar sem eles. Afinal, como uma empresa pretende manter bons funcionários sendo que os utiliza apenas como uma mão-de-obra, e não os entende como pessoas?

É claro que o foco final sempre é o resultado da empresa e o crescimento financeiro, mas nada impede de realizar ações para aumentar o bem estar dos colaboradores.

A verdade é que mesmo que seja algo difícil e que leve tempo, olhar para seus colaboradores e entendê-los como pessoas que precisam de ouvidos é o menor dos trabalhos. Afinal, crescer envolve cuidado.

O que faz da empatia um diferencial competitivo?

Em um estudo recente, o Empathy Index comprovou como a empatia pode influenciar diretamente os negócios de uma empresa. Afinal, conseguiu traduzir para três pilares corporativos: crescimento, produtividade e receita.

Entre todas as empresas presentes no estudo, aquelas que ocupam as 10 primeiras posições possuem um aumento de 6% na receita final. Além disso, essas mesmas empresas conseguiram quase 50% de lucro para cada colaborador.

E o que a empatia tem a ver com isso? De acordo com a Empathy, tudo.

Dois pontos principais: uma cultura empática dentro das companhias e com um ambiente de suporte e colaboração entre todos. Afinal, os primeiros lugares do ranking apresentam Linkedin, google e Facebook como as empresas com maior cultura de empatia no mundo.

A vantagem corporativa nesse ambiente pode aparecer em diversos pontos, entre eles:

  1. Inovação constante e produtividade acentuada

É cientificamente comprovado que funcionários empregados em culturas empáticas apresentam resultados mais produtivos. Além disso, a inovação aqui é muito presente quando a cultura de prosperidade é cultivada dentro da empresa.

2. Aumento no número de vendas e na lealdade de colaboradores

Muito se fala sobre a retenção e aumento de confiança com os clientes em uma empresa. Entretanto, pouco se discute sobre como ter uma cultura de empatia e cuidado influencia diretamente nessa métrica.

Afinal, ter colaboradores que verdadeiramente entendem seus clientes, traz para esse cliente ainda mais confiança na empresa e nos produtos. Ou seja, as chances de obter referências por meio desse cliente disparam.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress