Conciliação bancária: qual a importância?

Dentro do setor financeiro de uma empresa, é natural que diversas estratégias e ações sejam tomadas para tentar organizar e gerenciar informações importantes. Entre elas, temos a chamada conciliação bancária, responsável por adequar os documentos da empresa com tudo que está guardado no histórico bancário da mesma companhia.

Com isso, é uma maneira eficiente de ter uma visão de maior grau do negócio, além de confirmar estratégias financeiras. Além disso, a conciliação bancária também pode ser usada para colocar uma empresa novamente nos trilhos corretos.

Afinal, se, ao comparar documentos, existir uma diferença alta de valores, é possível saber que algo está errado e precisa de uma atenção maior por parte de dirigentes e colaboradores.

O que é conciliação bancária?

O próprio termo já dá uma ideia sobre o que estamos falando e, de maneira direta, conciliação bancária é uma comparação entre tudo que você tem de extrato e o que está descrito no banco. Ou seja, seus papéis de comprovação de entradas e saídas são comparados aos números bancários.

Para isso, sua empresa precisa organizar todas as entradas de capital e todas as saídas sofridas em determinado período de tempo. Nesse caso, independe de forma de pagamento, ou seja, independente de ser débito, cartão de crédito ou boleto bancário.

Nesse sentido, se faz necessário um bom trabalho de organização contábil, exatamente para garantir que seus dados coletados estejam corretos e de acordo com a realidade. Feito isso, suas ações empresariais e principalmente financeiras passam a ser feitas com maior rigor técnico, já que tudo passa a ser baseado em dados completos.

Dificilmente, analisando apenas os papéis diários, é possível ter uma visão macro do negócio. Consequentemente, é mais fácil de ocorrer algum tipo de problemática nas suas decisões e análises.

Qual a importância da conciliação bancária?

Existe uma série de vantagens ao realizar a conciliação bancária da melhor maneira possível, e de maneira recorrente. Assim, vamos falar sobre os grandes pilares dessa atuação financeira:

Previsão de fluxo

Uma das grandes dificuldades dentro de uma empresa é conseguir prever e analisar o que vai estar dentro do fluxo de caixa nos próximos dias. Quando você faz a conciliação bancária, é possível perceber quais são as visões de futuro no que diz respeito ao seu capital.

Muitas vezes, o que acontece na conta bancária parece ser muito diferente do que realizamos diariamente, e essa dúvida com os números causa problemas de tomada de decisão. Pensando nisso, entender como está seu caixa, de fato, melhora sua previsão no setor financeiro.

Confiança

Imagine que sua empresa precisa de um empréstimo para um novo investimento, como saber se é um passo seguro, confiando apenas nos papéis que tem na mão? É uma decisão importante, e você precisa de confiança para realizar esse movimento.

A conciliação bancária também ajuda nesse sentido, trazendo informações reais, concretas e confiáveis sobre seu momento financeiro. Com isso, decisões desse porte podem ser tomadas de maneira mais segura e mais correta, facilitando o andamento das operações.

Planejamento

Quando você tem mais informações e, mais do que isso, informações concretas sobre o momento de caixa da empresa, é mais fácil realizar planejamentos de médio e longo prazo. Afinal, são números que determinam sua situação atual e até mesmo como vai estar em um certo tempo.

Normalmente, essas ações possuem uma periodicidade indicada, e devem ser feitas para analisar a diferença entre os períodos contábeis do seu negócio. Naturalmente, também serve como análise de risco.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégia empresarial.

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress