O que é a receita recorrente e como sua empresa ganha com ela?

Receita recorrente

Ganhando destaque no mercado empresarial, a receita recorrente é a grande modalidade de comércio para os próximos anos. Mas, afinal, o que é a receita recorrente?

Estratégia conhecida e consolidada por empresas como Netflix e Spotify, se resume a um modelo de negócio onde uma receita é garantida mensalmente por um sistema de assinatura.

Dessa forma, garante que a empresa sempre possua um dinheiro em caixa, fazendo com que a expansão do mercado se garanta.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar mais sobre receita recorrente e como ela pode ajudar sua empresa a crescer!

O que é receita recorrente?

Como o próprio nome sugere, a receita recorrente diz respeito a um valor positivo de caixa que entra, sem falta, todos os meses independente de atuação da empresa. Por exemplo, um serviço de streamming usa de receita recorrente, já que todos os meses os usuários pagam suas mensalidades.

Dessa forma, é uma estratégia para que a empresa sempre tenha dinheiro em caixa entrando, de maneira muitas vezes passiva, existindo o esforço para aquisição do cliente. Com isso, ajuda principalmente a empresa a conseguir criar novos projetos, com o auxilio da receita garantida.

Sem dúvidas esse modelo de atuação ganhou força graças a explosão de plataformas de séries e filmes, que viraram febre nos últimos anos. Mesmo assim, não é algo novo, e muitas empresas garantem seu espaço no mercado graças a receita recorrente.

Outro exemplo são assistências e serviços prestados como um escritório de contabilidade. Afinal, você paga mensalmente os chamados “honorários contábeis” para ter os serviços prestados.

Por isso, não é difícil perceber o quanto a receita recorrente é usada em diversos ramos, e sempre com uma importância razoável para a manutenção de negócios.

Como implementar?

Apesar de parecer algo muito específico, cada vez mais a receita recorrente ganha facilidade para se implementar, muito por conta das evoluções tecnológicas que proporcionam um aumento de negócio.

Por exemplo, se sua empresa é do ramo de alimentação, como um restaurante, você pode estabelecer um contrato mensal para fornecer os serviços para uma outra empresa, ou para uma escola. Dessa forma, todos os meses, independente de novos contratos, existe uma receita entrando.

Já para divulgar esse serviço, é necessário um bom trabalho de marketing digital, para conseguir garantir que os clientes entenderiam esse novo modelo de negócio. Mesmo assim, não costuma ser algo muito complexo como a grande maioria das pessoas acredita.

De certa forma, estamos cada vez mais vivendo em um mundo onde as pessoas buscam assinaturas e serviços. Assim, evitando a dor de cabeça de nova contratação. Por isso, é mais do que esperado que essa seja a modalidade de negócio do futuro.

Quais os ganhos para o negócio?

A principal vantagem da receita recorrente, sem dúvidas, é garantir uma boa cartela de clientes fixos, o que é bastante difícil em um modelo tradicional de negócio. Além disso, existe maior segurança de projetar os lucros e o resultado final da empresa para determinado período.

Outra vantagem importante é a possibilidade de expandir o negócio e investir mais, já que agora existe um aporte mensal ou anual que garante o pagamento desse investimento. Ou seja, a receita recorrente pode ser uma grande aliada para o crescimento de mercado.

Por fim, muito se comenta ainda sobre o método de cobrança das mensalidades, que são simplificadas, com uso de débito automático ou cartão de crédito, além dos tradicionais boletos bancários. Em longo prazo, os custos são muito menores que o lucro recebido.

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