Custo de aquisição de clientes (CAC): como calcular?

Custo de Aquisição de Clientes

Dentro das métricas de qualquer empresa, o custo de aquisição de clientes, ou CAC, é um dos mais importantes quando o assunto é leads. Assim, estamos falando de quanto sua empresa precisa para conquistar um novo cliente.

Esse indicativo é importante para entender se a empresa não gasta mais para conquistar um cliente do que o próprio cliente gasta com o produto vendido.

Ou seja, se você não está levando prejuízo. Por isso, no artigo de hoje vamos tratar mais do tema e mostrar a melhor forma de gerir o CAC.

O que é o custo de aquisição de clientes?

Falando de forma direta, o custo de aquisição de clientes é considerado um investimento, e não uma despesa direta como o esperado. Na verdade, é graças ao chamado CAC que as empresas conseguem captar clientes e colocar o negócio para girar.

Por ter uma responsabilidade importante, o CAC precisa ser muito bem analisado, e considerado como um investimento alto para a empresa. Dentro do negócio, o marketing e vendas do produto é quem garante esse direcionamento do capital.

O primeiro cálculo de custo de aquisição de clientes é essencial, e deve ser medido pela projeção esperada. Entretanto, não é algo estático, e deve ser revisado constantemente para alinhar as expectativas da empresa.

Por exemplo, se sua empresa já possui um alto número de clientes para a equipe que possui, não faz sentido manter um investimento alto no CAC. Da mesma forma, se está com ausência de carteira de clientes, é momento de usá-lo da melhor maneira.

Dentro desse cenário, é possível perceber a importância de um alinhamento entre o time de marketing e o setor financeiro, sempre seguindo o planejamento empresarial.

Como calcular?

Para calcular o custo de aquisição de clientes não é difícil, é uma conta simples de divisão. Assim, basta somar todas as despesas dos times de marketing e de vendas, e dividir pelo número de clientes novos adquiridos.

Ou seja, se você possui 10 clientes novos, e as despesas dos times é de quatro mil reais, seu CAC é de R$400. Mas, que despesas são essas?

Em geral, devem ser consideradas as despesas para colocar um comercial novo no ar, ou para contratar um novo redator para produção de conteúdo. Além disso, deve entrar aqui também as contas de telefone e internet usadas especificamente para falar com leads.

Ou seja, é possível perceber que no cálculo de despesas precisa entrar tudo aquilo que envolve, de alguma forma, um contato com possíveis clientes. Assim, basta dividir essa soma pela quantidade de clientes adicionados no período.

Qual o custo de aquisição de clientes aceitável?

Essa pergunta não possui uma resposta totalmente correta, já que vai depender de negócio para negócio. Mas, em linhas gerais, segue a máxima para qualquer empresa: não gastar mais do que você ganha pelo seu serviço ou produto.

O raciocínio é simples, se seu produto custa R$90,00, seu custo de aquisição de clientes não pode ser maior do que 90 reais. Pois, dessa forma, você vai estar levando prejuízo pelo valor do produto não compensar o custo.

Por isso, algumas dicas são importantes, como a de sempre ter um acompanhamento de taxas de conversão das campanhas realizadas. Afinal, se uma campanha não corresponder da forma esperada, não existe razão para deixá-la no ar.

Outra dica é a de não investir onde não foi planejado, ou seja, se você possui uma estratégia de marketing sólida, ela deve ser seguida e acompanhada de perto. Com isso, é possível saber o que deu certo e o que precisa se ajustar.

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