Uma das tarefas mais difíceis dentro de uma empresa é saber controlar seu lado financeiro, principalmente sobre aquilo que sai do caixa. Por isso, saber implementar o controle de custos é fundamental para manter a saúde do seu negócio.
O controle dos custos de uma empresa está diretamente ligado a quanto ela terá de lucro no final. Em outras palavras, é o que permite que a empresa analise seu processo atual e identifique possíveis gargalos que estejam causando prejuízo no final das vendas.
Apesar de ser algo importante, ainda surgem algumas dúvidas de como fazer da maneira mais direta possível, e como ter uma aplicação que gere resultados. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos dar dicas de como aplicar o controle de custos na sua empresa!
01. Custos diretos e indiretos
Para conseguir ter um controle de custos eficiente, você precisa saber quais são seus custos diretos e quais são os indiretos. Primeiramente, custos diretos são todos aqueles que equivalem a um produto propriamente dito, a um serviço.
Ou seja, é algo mais palpável. Comprar um computador, é um custo direto. Por outro lado, custos indiretos são aqueles em que você não pode determinar um valor fixo para o serviço contratado, pois depende de outras variáveis para o cálculo.
Esses são os mais difíceis de dividir, exatamente pela necessidade de análise para determinar a qual grupo pertencem. Por isso, é de extrema importância conhecer bem os dois conceitos para dar andamento ao seu planejamento de contabilidade!
02. Ponto de equilíbrio
É chamado de ponto de equilíbrio o valor que sua empresa precisa faturar para cobrir os custos operacionais. Nesse caso, esse valor precisa gerar um abatimento, ou seja, zerar, ou gerar algum lucro em cima disso.
Para o cálculo, você precisa usar a fórmula recomendada, que leva em consideração os custos diretos e indiretos que você separou anteriormente. Assim, temos que:
ponto de equilíbrio = custo indireto / (receita – custo direto) * 100
Percebe a importância de saber determinar seus custos diretos e indiretos? Apenas com essa divisão é que você vai conseguir moldar seu ponto de equilíbrio. No fim, o resultado será um valor em percentual, e é ele que vamos usar nos próximos passos.
Esse percentual nada mais é do que o quanto você precisa vender, ou seja, se o resultado for 33%, significa que você precisa vender 33% do seu estoque para ter equilíbrio nas vendas. Dessa forma, é onde você percebe a real aplicação da contabilidade de custos.
03. Controle de custos e o preço de venda
Uma determinação importante é que você tenha noção do preço de venda que está praticando no momento. Para isso, você pode usar o ponto de equilíbrio encontrado, para saber exatamente o valor que precisa.
O raciocínio é simples, se você precisa vender 33% para ter lucro, quanto precisa ser o valor de cada unidade para que isso seja possível? É esse o objetivo da análise de preço de venda, fazer com que você não leve prejuízos.
Mais do que isso, saber seu preço de venda é o que vai ajudar você a ter uma margem de segurança. Assim, caso ocorra qualquer imprevisto no meio do processo de venda, uma outra peça poder cobrir as necessidades desses casos.
É claro que tudo vai depender do seu custo de produção, por isso, iniciamos as dicas falando a divisão dos mesmos. Por isso, comece seu processo inteiro fazendo uma análise total dos seus custos, separando-os em categorias e determinando suas necessidades.
Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégia empresarial.