Feedback contínuo: o que é e como implementar?
Primeiramente, o feedback é nada mais nada menos, do que aquela conversa entre líder e liderado sobre o desempenho profissional e alinhamento de expectativas. Contudo, é importante destacar que não se trata de um julgamento. O feedback é uma prática que identifica pontos fortes e pontos a melhorar, com o objetivo de auxiliar o crescimento profissional e também pessoal da equipe.
Quando o feedback é dado de maneira contínua, a equipe tem uma clareza muito maior do seu desempenho e o que precisa ser melhorado.
No feedback contínuo, não se espera longos espaços de tempo para sinalizar os pontos de melhoria, ou seja, ele permite estabelecer diálogos frequentes entre gestores e colaboradores e resolver problemas o mais rápido possível.
Sendo assim, ao implementar a cultura do feedback, sua empresa obtêm resultados mais satisfatórios torna-se mais competitiva.
Além disso, o feedback contínuo também facilita a integração de novos colaboradores transmitindo muito mais segurança para realizarem suas tarefas, permitindo corrigir falhas a medida que aparecem.
Por fim, essa prática influencia diretamente no turnover, ou seja, na rotatividade de funcionários, bem como na redução de conflitos e consequente aumento da produtividade.
Quais são os modelos de feedback mais usados?
Autoavaliação
Incentive o colaborador a realizar uma análise aprofundada sobre seus comportamentos e resultados alcançados.
Escala Gráfica
Nesse método cria-se, então, um formulário com colunas organizadas. A primeira coluna deve conter variáveis como pontualidade ou criatividade. A segunda coluna deve conter classificações que vão do péssimo ao excelente.
Sendo assim, ao cruzar os resultados dos avaliadores e dos avaliados é possível obter ótimos feedbacks.
Escolha Forçada
Primeiramente, crie uma lista que pode definir o comportamento do colaborador. Em seguida, o avaliador deve colocar um sinal de + ao que julga coerente e – ao que está divergindo de sua avaliação.
Avaliação de Competência
O colaborador se autoavalia e o líder confronta seus pontos de vista e então, juntos traçam um plano de crescimento.
Metas e Resultados
Em suma, o objetivo desse método é mensurar se metas e objetivos foram atingidas. Para isso deve-se avaliar o resultado obtido em um determinado período como, por exemplo, conversão, vendas ou retenção.
Avaliação do Líder
O líder também precisa passar por um processo de avaliação para se aprimorar e conduzir a equipe aos objetivos. Com isso, ele compreenderá melhor o que precisa ser melhorado e o melhor caminho a seguir.
Dicas para você implementar feedback contínuo dentro da sua empresa:
1.Realize avaliações frequentes
O feedback não precisa de formalidades, por esse motivo não espere muito tempo para conversar com seus colaboradores.
2. Avaliação entre a equipe
Essa categoria de avaliação possibilita potencializar o alcance dos objetivos além de aprimorar o relacionamento entre os colaboradores.
3. Estabelecer metas simples
Como o feedback é feito de forma constante, estabeleça metas simples que indicarão o progresso em um curto prazo e contribuirão para a motivação do colaborador.
Vale lembrar que é possível estabelecer metas pessoais além das profissionais.
4. Use a tecnologia
Existem softwares especializados onde é possível definir objetivos tanto coletivos como individuais. Use a tecnologia a favor dos seus processos.
Gostou da Matéria? Então clique aqui para ler mais.