Inteligência artificial e gestão de negócios funciona?

inteligencia artificial na admnistração

A cada ano que passa, a pauta de gestão de negócios ganha um capítulo diferente, sendo associada a inovações no ramo. Isso ocorre principalmente pela alta que estamos lidando nos dias atuais no assunto.

Hoje em dia, virou rotina falar de inteligência artificial e aprendizado de máquinas, principalmente voltado a áreas comerciais e a maneira como lidam com o negócio. Por isso, a pauta mais recente chegou com a inteligência artificial aplicada de forma direta na gestão de negócios.

Mas afinal, funciona?

O que é gestão de negócios?

De maneira simples, gestão de negócios é uma área administrativa de uma empresa, responsável por cuidar e manter ações com um objetivo definido. Ou seja, é a área que atua diretamente na organização da empresa, buscando o resultado esperado.

O ponto chave de entender a gestão de negócios está em saber que não se trata apenas de uma pessoa ou de um grupo específico, mas de um conjunto de habilidades. Dessa forma, passa por pessoas de todas as áreas e competências, e engloba um número grande de colaboradores.

A importância dessa gestão se percebe em questões como motivação da equipe, cooperação, engajamento, produtividade, e diversos outros fatores. Afinal, é nesse momento que todas as metas batidas e objetivos alcançados são reconhecidos, e dão espaço para novos.

O que é inteligência artificial?

Apesar de parecer algo bastante técnico, a inteligência artificial é, na verdade, algo bastante simples de se entender o conceito bruto. Por isso, vamos repassar um pouco do que se trata o termo.

Inteligência artificial está diretamente ligada a palavra simulação, ligada ao nosso cotidiano. Ou seja, se resume a simular situações, conversas ou problemas do mundo real.

A diferença é o ambiente onde tudo isso ocorre, já que nesse caso tudo isso se passa dentro de uma máquina, de um computador.

Entretanto, os conceitos e termos usados por nós são colocados dentro de cada uma das máquinas, trazendo um resultado bem próximo ao esperado.

Atualmente, quase tudo que conhecemos aplica um pouco de inteligência artificial em seu dia a dia, principalmente áreas com atividades que se repetem. Assim, conhecer um pouco sobre isso pode se tornar um bom diferencial de mercado.

Inteligência artificial aplicada na área

É muito comum que hoje em dia as pessoas busquem cada vez mais sistemas automáticos em busca de otimizar o tempo dentro da área administrativa. Com isso, a gestão de negócios não seria diferente.

Nesse caso, o principal problema apontado está na alta quantidade de dados que um setor administrativo precisa lidar, analisar e julgar.

Ou seja, a gestão de negócios hoje lida com muitos dados, muitas informações, que muitas vezes precisam de muito tempo para uma análise correta.

E é exatamente nesse ponto que entra a inteligência artificial: otimização. Afinal, estamos falando de máquinas que processam dados e informações em uma velocidade muito superior. Dessa forma, uma análise de desempenho que demoraria horas passa a ser feita em minutos.

Indo para o mesmo lado, podemos citar também a gestão de estoque e mercadorias de várias empresas. Entretanto, esse ponto é algo que já vem sendo modernizado a bastante tempo, principalmente para evitar colaboradores passando horas contando itens em estoque.

A verdade é que a inteligência artificial veio para somar e auxiliar os profissionais da área administrativa de uma empresa, principalmente na gestão de negócios.

Com isso, nada de ficar horas e horas procurando informações da situação atual da empresa, ou pedir que busquem em folhas e mais folhas o resultado do semestre.

Com a inteligência artificial, é possível principalmente otimizar um tempo precioso, além de deixar alguns relatórios mais assertivos.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress