Vale a pena gamificação em vendas? 3 razões para usá-la!

gameficação em vendas

O que esperar de Gamificação em vendas?

Em um mundo cada vez mais tecnológico, é quase impossível que você não conheça ou não lembre de algum jogo da sua infância. Além disso, quem nunca esbarrou em uns joguinhos já depois de adulto, que atire a primeira pedra.

É fato que esse mundo dos games é dominado pelo público mais jovem e em sua maioria com propósito de diversão e até mesmo de inclusão. Entretanto, existe uma nova tendência a respeito do uso dos games no meio comercial: a gamificação em vendas.

Mesmo as áreas comerciais mais formais, estão adotando a ideia de gamificação em vendas. Mas, afinal, do que se trata essa gamificação? Realmente vale a pena?

O que é a gamificação em vendas?

Da forma mais literal possível, gamificação em vendas pode ser entendido como a dinâmica dos games aplicada a área comercial, aos vendedores. Ou seja, trazer para os negócios a condução que vemos dentro de games hoje.

O mais comum é ver esse tipo de abordagem em treinamentos, principalmente vislumbrando uma aprendizagem mais didática de novos vendedores. Mesmo assim, é bastante usado também em áreas mais consolidadas.

Como ideia principal do uso de gamificação, se destaca a manutenção do foco e da vontade de estar ali fazendo algo. Afinal, quando se encontra uma maneira menos massiva de fazer o trabalho, se torna algo mais prazeroso.

Com isso, elencamos 3 motivos para você aderir a gamificação em vendas.

Motivo 01: ambiente descontraído

Como dito anteriormente, uma das grandes vantagens da gamificação em vendas é trazer um ambiente menos formal e restrito para os colaboradores. Dessa forma, muitas outras características de equipe se trabalha e evolui nesse momento.

Por exemplo, é mais do que comprovado que empresas que apostam em um ambiente descontraído e mais leve, apresenta resultados melhores. Afinal, é algo natural do ser humano, quanto mais a vontade para se fazer algo, com mais vontade é feito.

Além de tornar o ambiente mais leve, a gamificação traz também uma motivação a mais, visto que apesar de ser uma plataforma para vendas, continua sendo um game. Ou seja, é o momento de todos colocarem as vontades competitivas para fora.

Motivo 02: Competição

Não, não estamos falando daquela tradicional competição velada dentro das empresas, fazendo com que os colaboradores disputam entre si. Nesse caso, estamos falando de uma competição saudável.

Dentro do mundo dos games a competição é inevitável, só que diferentemente do tradicional, acaba sendo algo muito mais saudável e prazeroso de se ter. Assim, muitas empresas tem apostado nesse método para impulsionar suas vendas e gerar mais resultados.

Com isso, acaba mantendo uma boa competição entre os colaboradores, sem perder a mão no quesito de limites.

Motivo 03: gamificação em vendas é algo divertido

Sim, o terceiro motivo é algo totalmente longe das formalidades. A gamificação é importante dentro de uma empresa para trazer um ambiente mais livre. Principalmente em um mundo complexo como o mundo corporativo.

O primeiro passo é saber que vendedores são naturalmente ambiciosos e competitivos, o que faz com que acabe se tornando um ambiente por vezes pesado. Assim, tentar manter o clima mais ameno incentiva a colaboração, a vontade de bater metas e gerar resultados.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress