Hoje em dia, é muito comum encontrar pessoas que possuem dificuldades para realizar alguma tarefa, principalmente quando falamos de manter o foco. Nesse sentido, algumas técnicas surgiram para tentar ajudar esse processo, como a técnica Pomodoro.
A técnica Pomodoro é mundialmente conhecida, e faz referência principalmente ao aumento de produtividade e da capacidade de prestar atenção em algo. No entanto, está longe de ser algo complexo ou que precise de alto entendimento.
Na verdade, o pomodoro é extremamente simples e possui um funcionamento acessível para todos. Nesse sentido, você sabe do que se trata a técnica e como ela pode ajudar sua produtividade?
O que é a técnica Pomodoro?
Desenvolvida entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, a técnica do Pomodoro nasceu na Itália com Francesco Cirillo. Nesse caso, o criador usou um simples cronômetro de cozinha, o chamado timer.
O nome dado a técnica, inclusive, veio por conta do formato desse timer usado na época, que possuía um formato de tomate. Assim, tomate na itália é chamado de pomodoro, o que fez com que o nome rapidamente se espalhasse e fosse utilizado até hoje.
Quanto ao funcionamento, o timer era de no máximo 25 minutos, emitindo um sinal sonoro ao término desse prazo. Dessa forma, com o passar do tempo, Francesco percebeu que ao ficar os 25 minutos focados em uma tarefa sem parar, os resultados foram surpreendentes.
Ou seja, começou a usar o timer da cozinha como determinante de horários. Enquanto rodava, se dedicava 100% aquela tarefa, sem nenhum tipo de pausa, com o sinal sonoro, realizava uma pausa para só então voltar aos afazeres.
Depois de validar os resultados e confirmar a eficácia, divulgou oficialmente a técnica pomodoro no ano de 1992. Atualmente, é uma das principais técnicas usadas para trabalho e principalmente para estudos.
Como funciona?
Se parar para pensar no que fez seu fundador, a ideia fica bastante clara na mente. Em geral, o pomodoro se baseia em dividir a mente humana em blocos de concentração.
Ou seja, separa momentos específicos onde a mente vai estar completamente focada em determinada tarefa, sem interrupções. Nesse sentido, é um grande gestor de tempo e de produtividade.
Para usar a técnica pomodoro, você vai precisar de um timer ou cronômetro, além de uma tradicional lista de tarefas. Portanto, vamos ao trabalho.
Na lista de tarefas descreva tudo aquilo que precisa ser feito em um dia, separando as horas necessárias para cumprir cada atividade. Normalmente, a ordem pode seguir a importância ou simplesmente sua necessidade de fazer.
Feita a lista, vamos ao uso propriamente dito da técnica do pomodoro.
Com o timer ligado, foque os 25 minutos apenas no que está na lista, fazendo tudo que estiver ao alcance dentro desse tempo. Assim, quando o sinal bater, pare e anote exatamente o que foi feito nesse tempo.
Durante os cinco minutos de pausa, o ideal é fazer algo que esteja longe das tarefas, como ir ao banheiro ou tomar água. Dessa forma, o corpo consegue parar e o cérebro se prepara para uma nova rodada.
Descanso
Em geral o recomendado é que esses ciclos de 25 minutos sejam feitos 4 vezes, intercalando as pausas. Entretanto, ao final das quatro vezes, o ideal é que a pausa seja de 30 minutos para o descanso.
Afinal, depois de muito tempo de foco intenso, o cérebro precisa se oxigenar e respirar novamente. Assim, apesar de ter esse tempo definido, o ideal é que cada um estude o próprio corpo e saiba impor os limites necessários.
Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégias de mercado.