Hoje em dia, falar de mundo corporativo é falar de gestão de conflitos, principalmente quando focamos na figura de gestores ou líderes imediatos. Nesse sentido, o que vem a ser de fato uma gestão de conflitos?
Existem práticas que ajudam a manter uma gestão bem trabalhada e bem aceita entre os colaboradores?
No artigo de hoje, vamos tratar sobre esse assunto extremamente importante e necessário para o desenvolvimento de qualquer equipe.
O que é gestão de conflitos?
Como o próprio nome já sugere, gestão de conflitos diz respeito ao ato de organizar e resolver conflitos internos ou externos. Ou seja, normalmente é quando um gestor atua para que determinado problema não se transforme em algo maior do que deveria.
É importante ressaltar que gestão de conflitos não significa impedir conflitos, afinal, na maioria das vezes, não se pode prever quando algum desentendimento acontece. Por isso, a ideia é atuar para minimizar os danos de um possível embate de ideias.
No dia a dia de uma organização, é quase impossível que não ocorra algum conflito entre pessoas da equipe. O objetivo é fazer com que nenhum deles atinja diretamente a empresa ou, ainda, os colaboradores envolvidos.
Por isso, é uma das competências mais buscadas para pessoas que ocupam cargos de liderança, como coordenadores e gerentes.
Como praticar a gestão de conflitos?
Algumas ações por parte dos líderes ajuda e muito a manter uma boa gestão de conflitos na empresa. Dessa forma, vamos falar um pouco mais sobre as práticas.
1. Liderança
Ser um líder vai muito além do nome bonito nas redes sociais, principalmente quando falamos de um dia a dia de trabalho intenso. Por isso, uma das práticas para ter uma gestão de conflitos é saber exercer a liderança da melhor maneira possível.
Assim, estamos falando sobre saber ser conciliador, entender os dois lados do problema e evitar que embates acabe afetando a produtividade da equipe e, principalmente, atingir a empresa.
Além disso, um líder não deve estar envolvido nos conflitos, e sim ser uma espécie de exemplo, de espelho para os demais colaboradores.
2. Mantenha sua empresa organizada
Dentro de qualquer empresa, um dos motivos que mais causa conflito entre os colaboradores é a falta de organização nos processos envolvidos. Por exemplo, as funções de cada um devem estar bem definidas e cada processo bem mapeado.
É pensando nisso que a Opera AZ atua como uma grande aliada para qualquer empresa, atuando na organização dos processos administrativos e financeiros, de modo que todos os envolvidos na equipe tenham a clareza necessária das suas atribuições.
Essa clareza é o que vai fazer com que cada um saiba seu espaço, suas responsabilidades e, claro, seus limites de atuação. Dessa forma se evita conflitos por atuações fora do eixo ou por realizar um processo sem dívidas e com assertividade.
3. Seja próximo
Quando existe uma equipe de pessoas trabalhando juntas, é comum encontrar diferentes perfis, portanto, com ideais diferentes também. Por isso, é natural que surja conflito de ideias.
Pensando nisso, uma boa gestão de conflitos é entender a dinâmica de cada colaborador, por exemplo, adotando uma cultura de reuniões de feedbacks frequentes, onde cada um pode falar abertamente sobre suas convicções.
Dessa forma, se abre uma porta para conversas e diálogos importantes, onde cada todos se sentem a vontade para falar. Com isso cria-se uma cultura de pessoas dispostas ao diálogo.
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