Em um mundo extremamente acelerado, o estresse e a falta de produtividade impactam diretamente a gestão de tempo. Pensando nisso, como manter uma boa produtividade no meio de tantos acontecimentos?
É natural que muitas pessoas nesse momento se sintam desmotivadas ou sem capacidade de produzir muito. Afinal, o mundo viveu um grande colapso nos últimos dois anos.
Dessa forma, quando o mercado exige que você volte a trabalhar como se nada tivesse acontecido, algumas questões precisam ser debatidas. Entre elas, como manter a gestão de tempo no meio do estresse?
No artigo de hoje, vamos dar foco ao problema e falar sobre algumas maneiras de como evitar a falta de produtividade.
1. Gestão de tempo significa começar cedo
Antes que você acredite que estamos falando do horário do dia, não é bem por aí. Na verdade, o conceito de começar cedo significa nos seus primeiros horários de trabalho.
Nesse momento, o ideal é que seja determinado qual a tarefa mais difícil, aquela inadiável para ser iniciada. Esse tipo de ação é importante para manter uma boa gestão de tempo do restante do dia.
Quando escolhemos logo no início do dia o maior dos problemas, é mais fácil de lidar com ele, já que sua mente ainda está descansada. Afinal, ao longo do dia, podem acontecer diversas situações de estresse que impactam essa tarefa.
Por isso, optando por ela inicialmente, você garante não só que a mesma seja bem executada, como também evita a frustração de não realizar.
2. Tenha objetivos
Com um dia muito estressante, naturalmente o foco para as tarefas acaba sendo reduzido. Nesse momento, é hora de pegar uma única delas e dar total atenção.
Uma boa forma de fazer isso é estabelecer o tempo necessário para cada tarefa. Assim, se o objetivo é fazer a tarefa em 2 horas, use as 2 horas totalmente focadas apenas nela.
Ou seja, nada de e-mails, ligações, distrações ou perda de foco. Com isso, você consegue manter uma gestão de tempo baseada em entregas produtivas.
3. Saiba com o que está lidando
É muito comum que naturalmente as pessoas acabem dando tamanhos aos problemas que eles não possuem.
Na verdade, isso é resultado exatamente dessa alta carga de estresse que o mundo inteiro passa hoje. Com isso, a gestão de tempo entra também com uma dica importante.
Ao pensar que uma tarefa é maior que você está achando, uma boa estratégia é se perguntar se, de fato, aquele problema é urgente e precisa de respostas. Assim, você não só estabelece prioridades como controla seu emocional.
4. Saiba delegar para ter gestão de tempo
Um erro comum principalmente entre gestores é a dificuldade de delegar tarefas, por acreditar que somente você pode realizar. No entanto, para a gestão de tempo acaba sendo algo muito prejudicial.
A conta é simples, se você possui um número de tarefas maior do que o tempo que possui para realizá-las, alguma vai ficar de fora. Dessa forma, você se frustra e sua reduz sua capacidade produtiva.
Assim, ao delegar uma tarefa, você não só garante a qualidade como também a gestão de tempo e entrega das demandas da equipe. Por isso, você deve saber a hora de parar e delegar é tão importante hoje em dia.
Como o estresse impacta nisso
Que o mundo inteiro vive em um momento de estresse não é exatamente uma novidade, mas como isso impacta na gestão de tempo e na produtividade?
O estresse é um grande vilão do mundo moderno, principalmente por não deixar com que você foque de fato naquilo que precisa fazer. Ou seja, é uma eterna busca por uma produtividade difícil de se alcançar.
A Opera AZ ajuda você a ganhar tempo para focar no que você saber fazer de melhor. Sendo assim, oferecemos estrutura de back-office que vai diminuir seus custos administrativos e ainda aumentar a performance do seu negócio. Entre em contato com a gente para saber mais.
Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégias de mercado.