Como calcular a margem de lucro?

Sua empresa está a par da margem de lucro?

No mundo do empreendedorismo, existe muita coisa além de comprar e revender produtos, ou de contratar funcionários para a empresa. Nesse caso, existe um grande trabalho contábil por trás, e saber sobre ele pode te ajudar a manter sua empresa estável no mercado.

Um dos itens mais importantes e essenciais para saúde financeira de uma empresa é a margem de lucro. Afinal, é aqui que você descobre se sua empresa está, de fato, com resultados positivos e atuando de maneira rentável.

É importante ressaltar que a margem de lucro varia de acordo com o valor que você investe na compra de produtos e do valor de revenda. Entretanto, a margem é calculada da mesma forma, alterando apenas os valores de entrada.

Nesse artigo, vamos repassar sobre o indicativo financeiro tão importante e muitas vezes negligenciado. Quer aprender sobre margem de lucro? Então vamos nessa.

O que é a margem de lucro?

Matematicamente falando, a margem de lucro é o percentual relacionado ao lucro bruto e receita total da empresa. Ou seja, o quanto seu negócio ganhou em cima do valor de venda de um produto.

Parece algo complexo, mas na verdade é um indicador simples de se conseguir e determinante na saúde financeira. Assim, para entender melhor, vamos recapitular o conceito de lucro bruto?

Lucro bruto é a diferença entre o valor total de faturamento pelos custos de manutenção do seu negócio. Dessa forma, tendo o valor de lucro bruto e o seu valor de receita total, é possível calcular a margem de lucro do seu negócio.

Como calcular a margem de lucro?

Como já dito anteriormente, para cálculo da margem se faz necessário um preparo anterior, com o diagnóstico de alguns dados. Assim, são dois os levantamentos:

  • Faturamento total
  • Custos gerais de todo o serviço

Para tirar os dois levantamentos, o ideal é que seja usado seu fluxo de caixa e seus apontamentos financeiros. Além disso, os custos envolvidos precisam ser do serviço que você está considerando para tirar o percentual do lucro.

Assim, o cálculo é feito da seguinte forma:

margem = lucro bruto / receitas totais

Além disso, você pode tirar dois pontos: a margem de lucro bruta e a de lucro líquida. Dessa forma, vamos destrinchar os dois conceitos:

Margem bruta

A margem do lucro bruta representa o cálculo feito no tópico anterior, que retira apenas os custos de serviço de forma mais batida. Ou seja, os custos gerais são tirados apenas de um único nicho, como por exemplo:

  • Produção
  • Custo de equipamento
  • Capacitação do profissional

Todos os custos são concentrados no serviço em foco.

Margem líquida

Diferentemente da margem bruta, a margem líquida considera outros custos, além daqueles ligados diretamente ao produto. Por exemplo:

  • Contas básicas de luz, água, telefone
  • Aluguel
  • Impostos e tributos
  • Despesas

Matematicamente a fórmula de cálculo também muda, passando a ser:

Mlíquida = (lucro líquido / receita total) * 100

As empresas costumam usar a margem líquida para conseguir um panorama mais geral, visto que se trata de um valor já descontado dos tributos e outros valores custosos.

A margem influencia no meu negócio?

Certamente. É a partir da margem que você consegue saber a situação real da sua empresa, principalmente no lado financeiro.

Afinal, olhar apenas aquele valor de vendas no final do mês pode dar uma falta impressão de saúde financeira. Além disso, é graças a margem que um gestor pode entender se está vendendo um produto por um valor muito abaixo do que poderia.

Ou seja, a margem de lucro pode ser usada tanto para entender a saúde financeira quanto para ajudar nos valores finais de revenda.

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