Educação corporativa: o que é e qual sua importância

Hoje em dia, é quase impossível falar de crescimento empresarial sem falar sobre educação corporativa. Afinal, estamos falando de dar base de conhecimento, estudo e metas definidas.

Por isso, esse virou um tema comum dentro das empresas pelo mundo, principalmente buscando um bom posicionamento de mercado. Além disso, muitas empresas buscam a educação corporativa como diferencial de trabalho.

Toda e qualquer empresa possui sua cultura de organização e suas metas de crescimento. Entretanto, pouco se consegue sem ter uma equipe trabalhando no mesmo nível e no mesmo objetivo final.

Por isso, entender sobre educação corporativa pode ser o diferencial de mercado de uma empresa, e por isso é um tema tão relevante.

O que é educação corporativa?

De maneira geral, podemos entender a educação corporativa como uma estratégia de gestão de pessoas. Ou seja, atua como uma ferramenta interna.

Consideramos uma estratégia por ser uma prática comum em empresas que buscam ter trabalhadores mais engajados com a companhia. Dessa forma, acabam atuando dentro das próprias metas estabelecidas pela gerência.

É uma forma de garantir duas coisas: o desenvolvimento pessoal e o crescimento da companhia. A verdade é que investir nas habilidades de cada um é mais rentável do que tentar ensinar algo completamente fora do que já é realizado.

Afinal, a educação corporativa busca educar os funcionários sobre tudo aquilo que a empresa representa para o mercado. Por isso, acaba sendo usada até mesmo para melhoria de ambientes internos.

Dessa forma, a ideia é que toda a empresa esteja funcionando na mesma engrenagem, com as mesmas metas definidas e esclarecidas para a companhia.

Quais os benefícios encontrados?

Um grande diferencial de mercado hoje é a capacidade de reinventar e conquistar novos territórios com base no que é passado. Com isso, a educação corporativa ajuda uma empresa a recalcular rota e mudar de direção.

Essa mudança ocorre no sentido organizacional, visto que é daqui que parte a capacitação dos colaboradores para entender o novo momento e se adequar a ele. Além disso, todo esse trabalho é feito por meio de uma atenção especial a cada um deles.

E é esse outro grande ponto importante da educação empresarial: valorização do trabalhador. Ou seja, tanto a empresa quanto o trabalhador conseguem crescer juntos.

Com esse incentivo, os colaboradores da empresa acabam ficando mais unidos entre si e com os objetivos de trabalho alinhados com a empresa. Além disso, gera um ambiente de aprendizado e desenvolvimento, itens de extrema importância hoje em dia.

Treinamento x Educação Corporativa

É importante, ainda, não confundir uma educação empresarial com um treinamento padrão. Afinal, o primeiro retrata algo desenvolvido para longo prazo, enquanto o treinamento atua como algo mais rápido e de duração planejada.

Um treinamento convencional normalmente se usa para curar determinado problema ou prevenir uma complicação futura. Ou seja, é levado em conta apenas em uma situação específica para a empresa.

Além disso, outros modelos de treinamento normalmente também já vislumbram algum motivo maior, como uma nova função.

Por outro lado, a educação corporativa lida com algo de mais longo prazo, quase que sem data de validade. Dessa forma, o foco aqui não é apenas que o trabalhador aprenda algo novo, mas sim que aprenda dentro da cultura da empresa.

Por isso que se trata de uma técnica tão famosa e importante, pois a cultura da sua empresa vai estar disseminada diariamente. Assim, a identificação do colaborador com a companhia acaba crescendo significativamente.

Na educação corporativa, aquele que está aprendendo consegue fazer isso de forma mais prática, mais visual. Com isso, é natural que seja uma metodologia mais bem aceita pelos funcionários e mais rentável para a empresa.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress