Tipos de empreendedorismo: conheça os 5 principais!

empreendedorismo

Tipos de empreendedorismo, como escolher o ideal para o seu negócio?

Indo completamente no oposto do mundo nos últimos 2 anos, o Brasil atingiu quase 1 milhão e meio de novas empresas surgindo no país. Ou seja, mesmo com o momento complicado do mercado, o empreendedorismo continuou ganhando força na economia.

Uma das maiores justificativas é exatamente a existência de vários tipos de empreendedorismo, dando diversas possibilidades de atuação. Assim, mesmo aqueles que não se veem com aptidão para negócios, pode realizar modelos diferentes de empreendedorismo, sem sair do seu perfil profissional.

Tipos de empreendedorismo

Sabendo que existem diversos tipos de empreendedorismo para atuação, fica claro que não existe apenas uma forma de entrar no mercado no setor. Dessa forma, vamos conversar um pouco sobre os 5 modelos principais de mercado.

Com isso, você consegue entender qual sua vocação de fato e como você atuaria de forma mais eficiente. Ou seja, os resultados aparecem de maneira mais natural.

Sabendo disso, conhecer os tipos de empreendedorismo cria um caminho mais seguro dentro de um mercado não muito estável. Ou seja, nesse caso, conhecimento é a chave para não cair em estratégias erradas.

Empreendedorismo Social

Em um mundo completamente capitalista, é normal que todos olhem para o mercado de empreendedorismo e imagine que só dá para atuar buscando lucro e dinheiro no final. Entretanto, se esse não é o seu perfil profissional, o tipo social pode te atender perfeitamente.

O principal objetivo do modelo social é de fato causar impacto na sociedade que está atuando, podendo ocorrer em diversos nichos. Por exemplo, uma empresa especializada em construir abrigos para moradores de rua de um bairro.

Para que uma empresa nesse ramo funcione e tenha fluxo de caixa para se manter, o trabalho é um pouco mais complicado. Já que, de maneira geral, o mercado social só se mantém por meio de doações.

Ou seja, apesar de difícil, é um modelo essencial para a sociedade em geral. Afinal, é daqui que parte a maioria das ações sociais.

Empreendedorismo digital

Não dá para falar de crescimento empresarial sem falar do setor de tecnologia. Afinal, estamos vivendo o mundo mais digital do que nunca.

Assim, se você pretende entrar em um modelo mais atual e que só tem apresentado crescimento, o digital é a melhor opção. Para tanto, o mais normal é atuar na criação de lojas online ou com criação de produtos digitais.

Por exemplo, a criação de empresas de podcast vem explodindo no mercado nos últimos meses, explorando a área da internet que atua com geração de conteúdo.

Empreendedorismo de franquia

Esse talvez seja, dentro dos tipos de empreendedorismo, o mais seguro para iniciantes. Isso ocorre pelo fato da franquia ser uma empresa consolidada e que já possui um público no mercado. Ou seja, sem iniciar tudo do zero.

Na verdade, nesse modelo, toda a parte de planejamento de produtos e processos já está pronto. Entretanto, por conta de toda essa facilidade de processos, o valor de investimento acaba sendo bastante alto.

Mesmo assim, se seu objetivo é ter algo já pronto nas mãos, o modelo de franquias é excelente opção de início. Dessa forma, você já consegue se preparar para um futuro negócio próprio.

Tipos de Empreendedorismo: verde

Como o próprio nome sugere, o empreendedorismo verde atua com o objetivo de preservar o meio ambiente. Dessa forma, a responsabilidade com o ambiente é o ponto de partida e o objetivo final da empresa.

Outro ponto bastante importante desse modelo é o fato de que o empreendedorismo verde atua também na imagem da empresa. Ou seja, acaba sendo usado também em conjunto com outros tipos de empreendedorismo.

Dessa forma, o modelo verde é considerado um tipo complementar dentro de um negócio. Logo, uma adição.

Empreendedorismo cooperativo

Partindo do modelo individual, o cooperativo une gestores para atuar de maneira conjunta. Assim, é basicamente um apoio entre profissionais que atuam no mesmo mercado, mas em áreas distintas.

A ideia é gerar oportunidades de negócio e também unir mercados de produtos complementares. Por exemplo, a área de roupas é um exemplo bem forte desse modelo, quando empresas de vestuário e de calçados ou acessórios se unem para gerar mais negócios.

Sabendo de tudo isso, a ideia de entrar no mercado parece muito mais inclusiva. Já que, com os tipos de empreendedorismo, independente do seu estilo de negócio, o mercado aceita e encontra solução.

Ou seja, é válido para qualquer estilo de gestão. Assim, basta entender o seu negócio e como você pretende atuar no mercado, para só então saber o seu modelo.

Assim, é só iniciar todo o processo natural de abertura do seu novo negócio para o mercado.

Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégias de mercado.

Você também pode gostar

Desenvolvido por Nove Marketing

plugins premium WordPress