Precificação: o que é e como realizar

PREÇOS

Quem trabalha com produtos e serviços, sofre com a necessidade de precificação e principalmente em como repassar isso para os clientes. Afinal, mexer com valores é sempre algo muito delicado.

No fundo, poucas pessoas sabem ao certo o que deve ser considerado para uma boa precificação. Além disso, talvez até não saibam se devem considerar fatores como tempo e desgaste.

A verdade é que a precificação é um processo delicado, e que precisa sim de bastante atenção para garantir uma boa execução. Por isso, hoje vamos te ajudar a entender e montar os preços do seu negócio ou serviço.

Até porquê, mesmo realizando um bom trabalho, se seu preço não for bem construído, acaba gerando falta de concorrência no mercado. Além disso, pode gerar um alto prejuízo financeiro.

O que é precificação?

De maneira direta, podemos definir a precificação como a ação de determinar o preço de um produto ou de um serviço. Ou seja, quanto você irá cobrar para que seu cliente compre o mesmo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, conseguir definir o preço de um produto não é nada fácil. Afinal, são muitas as variáveis que precisam ser consideradas aqui.

Além disso, os preços não podem ser algo fixo para o resto da vida, devendo sempre respeitar as regras de mercado e o que está ocorrendo na economia. Por exemplo, em um momento de alta procura, o valor precisa ser diferente de um momento de baixa procura.

Para realizar a precificação de maneira correta, as variáveis que precisam estar envolvidas no cálculo são, principalmente:

  • Custos gerais como água, luz, aluguel, serviços
  • Preços cobrados na concorrência direta
  • Lucro que se espera receber
  • Tempo e desgaste de possível deslocamento (para serviços, como manicure ou pintura, por exemplo)

Como fazer o cálculo correto do seu preço

Apesar de existir aquela máxima de que cada negócio é próprio e deve ser considerado os fatores individuais, não dá para deixar de lado alguns pontos cruciais. Por isso, elencamos aqui os primeiros passos para criar uma precificação.

Levantamento de custos

Não existe passo mais importante do que você saber exatamente quanto pretende e quanto pode gastar com a criação do produto. Ou seja, quanto vai sair do bolso da empresa?

Os custos envolvem por exemplo a compra dos produtos que são necessários para criar o seu. Por exemplo, os ingredientes necessários para a preparação de um bolo de aniversário.

Quando falamos de despesas, estamos falando do funcionamento propriamente dito. Nesse caso, contas de água, luz, aluguel e etc.

Margem de lucro

Se você não sabe quanto pretende lucrar, não vai saber quanto deve cobrar. Afinal, se qualquer valor no final do mês resolve, não tem porquê pensar em precificação.

Por isso, você precisa ter espaço para sua empresa girar, trabalhar mesmo que em situações mais difíceis. Para isso, você precisa saber quanto pretende ganhar em cima de cada produto vendido ou serviço realizado.

É importante lembrar que esse tipo de decisão é pessoal e depende muito do seu negócio. Para algumas pessoas, é mais importante uma margem de lucro menor, que ganhe na quantidade de vendas.

Estudo da concorrência

Dentro de um mercado competitivo, você precisa saber o que seus concorrentes estão fazendo dentro do negócio de cada um deles. Por exemplo, qual o valor médio entre eles?

Esse tipo de informação é importante principalmente para garantir que seu produto não vai ser discrepante. Ou seja, muito mais barato ou muito mais caro.

Além disso, estudar sobre como o mercado está atualmente é peça importante na precificação, já que é graças a ele que seu negócio estará sendo mantido.

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