Indicadores financeiros exercem qual papel dentro de uma empresa?
Hoje em dia, um dos maiores problemas que as empresas possuem é a falta organização e planejamento de negócio e financeiro. Assim, acabam se deparando com cenários não previstos e, por consequência, ruins.
Por conta disso, existem os chamados indicadores financeiros, que ajudam a empresa a entender seu momento. Assim, para conseguir tirar boas informações de cada um deles, vamos te ajudar a entender melhor seu uso.
Se você estiver se perguntando a importância disso, saiba que é a partir dos indicadores que sua empresa sabe como está performando. Além disso, é graças a eles que é possível determinar uma previsão de resultados.
Quer saber mais sobre isso? Converse com nossa equipe! A OperaZ atua diretamente com gestão financeira de empresas com o sistema ERP. Além disso, atuamos com relatórios modernos e customizados para sua realidade.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os 5 indicadores financeiros que não podem sair do seu radar!
Margem de custos
Pensando apenas na matemática, a margem de custo possui a seguinte expressão numérica:
margem = custos totais / receita total * 100
O que isso significa? Bom, é nesse momento que você consegue entender o quanto os custos tomam do seu negócio.
Além disso, é nesse momento que você descobre quanto já é desconto nas vendas realizadas. Por exemplo, as embalagens de envio dos produtos ou a conta de luz retirada para funcionamento.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é talvez o principal na lista de indicadores financeiros, principalmente pela sua rotatividade. Afinal, estamos falando de algo capaz de levar uma empresa a falência.
Por isso, ressaltamos a importância de controlar o que entra e sai da sua empresa, do seu caixa. Dessa forma, não só os relatórios serão mais completos, mas sua saúde financeira agradece também.
Retorno sobre investimento
O famoso ROI (retorno sobre investimento) é um indicativo importante principalmente para pequenas empresas. Afinal, estamos falando sobre o quanto de retorno você está recebendo da sua empresa.
Nesse caso, consideramos o valor que o dono investiu no negócio e medimos seus ganhos atuais. Ou seja:
(ganho atual – investimento inicial) / investimento inicial
Indicadores financeiros e o Lucro líquido
Aqui é um dos pontos mais delicados dos indicadores financeiros, e nós te explicamos o motivo. O lucro líquido acaba enganando boa parte das pessoas.
Assim, normalmente, o lucro líquido apenas demonstra tudo que a empresa ganhou em um espaço de tempo. Ou seja, não leva em consideração alguns fatores importantes.
Dentre esses fatores, podemos citar por exemplo os custos, que já mencionamos acima. Dessa forma, o lucro líquido acaba não significando muita coisa, além de uma ótima fonte de resultados imprecisos.
Ponto de equilíbrio
Esse talvez seja um dos indicados financeiros mais difíceis de serem atingidos. Afinal, estamos falando de equilibrar, diretamente, todos os valores que você precisa pagar na empresa como custos e despesas.
Por conta disso, acaba sendo o principal indicador financeiro para criação de metas e objetivos. Ou seja, retrata bem como está funcionando o seu fluxo de caixa e o que precisa ser melhorado.
Outro ponto importante é que apesar de difícil, o ponto de equilíbrio é uma dos indicadores financeiros básicos. Pois, de maneira geral, uma empresa não sobrevive sem saber onde está o equilíbrio de contas.
Existem diversos outros indicadores financeiros no mercado que precisam ser seguidos e acompanhados diariamente. Afinal, estão compondo o planejamento financeiro da sua empresa.
Dessa forma, o ideal é buscar ajuda de empresas especialistas como a OperaZ, que realiza esse trabalho de levantamento financeiro e diagnóstico. Assim, sua empresa consegue se consolidar melhor no mercado com mais cautela financeira.
Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ