Você com certeza já se deparou em alguma rede social com alguma empresa que afirma ter adotado a semana de trabalho de quatro dias. Assim, podemos entender como mais uma vantagem da terceirização dentro de uma empresa.
Hoje em dia, boa parte dessa carga de trabalho tradicional que conhecemos, vem exatamente da necessidade de controle administrativo da empresa. Ou seja, é uma forma de segurar os colaboradores para evitar qualquer descontrole nos negócios.
Entretanto, a pandemia e o isolamento social vieram para derrubar esse tipo de argumento. Além disso, o fortalecimento da terceirização é outro fator que começa a ganhar voz.
Mas, qual a influência do modelo de terceirização nesse tipo de ação e em tantas outras que estamos vendo no mercado? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.
Iniciativa para a semana de quatro dias
Esse tipo de iniciativa já ocorre há algum tempo, mas de maneira isolada. Por exemplo, existem empresas brasileiras que já usam esse modelo de trabalho há quase 4 anos.
Ultimamente, esse debate ganhou força e foi uma pauta real em ambientes corporativos. Mas, afinal, será mesmo que vem para ficar?
A verdade é que o mundo inteiro começou a entrar nesse tipo de atuação, como Japão, Islândia e o Reino Unido. Ao que parece, não deve demorar até que a maior parte das empresas assuma esse tipo de atuação.
A priori, a ideia é que os colaboradores tenham 3 dias de descanso por semana, sem nenhum tipo de prejuízo para a empresa. Além disso, o objetivo seria de trabalhar a produtividade e o ânimo dos colaboradores.
Outro ponto que deve ser debatido é promover o uso desse dia a mais para questões pessoais, buscando uma melhoria de qualidade de vida.
O que diz a legislação
É claro que esse tipo de atitude vai entrar no meio das leis e da legislação trabalhista. Afinal, mexe com questões importantes como salários e benefícios.
Entretanto, ao que tudo indica, não deve ser nenhum tipo de problemática para a legislação brasileira. Hoje em dia, o máximo que se pode trabalhar é o total de 44 horas semanais, mas sem limites de mínimo.
Por isso, esse tipo de atitude depende exclusivamente da empresa. No entanto, quanto a questão salarial, nada pode ser alterado sem um acordo de convenção coletiva.
Ou seja, no geral, os colaboradores estariam protegidos no que diz respeito as leis trabalhistas e de convenção.
Como a terceirização ajuda nesse processo
Como dito anteriormente, muitas empresas acabam nem pensando nesse modelo de trabalho por entender que iria, de alguma forma, prejudicar o andamento da empresa. Entretanto, isso não ocorre em casos que esse setor administrativo está em outras mãos.
Por exemplo, aqui na Operaaz realizamos o serviço de terceirização de setor administrativo e financeiro.
E essa é uma grande vantagem da terceirização, pois permite que sua empresa foque exclusivamente no que realmente precisa ser entendido por você e pelas lideranças. Por exemplo, novos processos, produtos ou, nesse caso, modelos de trabalho.
Tirando o peso de administração das costas, é provável que se perceba uma possibilidade de diminuição dos processos de trabalho sem afetar os negócios da empresa. Dessa forma, acaba sendo uma vantagem para ambos os lados.
Por isso, a terceirização acaba sendo uma grande vantagem para empresas que visam se modernizar e sair do tradicionalismo no mercado. Com isso, sua empresa foca nos colaboradores e melhora o ambiente de trabalho.
Gostou da Matéria? Então Clique aqui para ler outros posts da Opera AZ. Além disso, você pode descobrir ainda mais sobre o mundo dos negócios e estratégias de mercado.